Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Segundo dia do Enem: veja o que você precisa saber para fazer a prova

Provas serão neste domingo (28/11) e terão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 acontecerá neste domingo (29/11). Serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que envolve biologia, física e química

No último domingo (21/11), foi realizado o primeiro dia de provas, com um índice de 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos, cerca de 2,3 milhões realizaram as provas em mais de 1,7 mil municípios.

Leia também

Os estudantes podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

A expectativa é que os resultados sejam publicados em janeiro de 2022. O Enem 2021, no entanto, não acaba neste domingo. Candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivamente para quem teve isenção em 2020 e não compareceu nos dias das provas, realizarão os testes apenas em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Informações gerais

Neste domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A distribuição das provas acontecerá às 13h30, no horário de Brasília. A partir de 15h30, candidatos poderão sair sem o caderno de questões e, às 18h, com o caderno. O término será às 18h30. O gabarito costuma ser divulgado três dias úteis depois do exame.

Na data da prova, o Inep recomenda que os estudantes levem o cartão de confirmação, apesar do item não ser obrigatório. Nesse documento consta o número de inscrição, a data, o horário e o local de prova, além da opção por atendimento especializado.

Para acessá-lo, o candidato precisa estar cadastrado na plataforma do governo federal (gov.br) e saber o login único e a senha de acesso. Aqueles que não têm cadastro para acessar a plataforma precisam fazê-lo, e quem já tem, mas esqueceu a senha, deve recuperá-la.

Com o cadastro feito, o inscrito precisa acessar a Página do Participante pelo link e selecionar a opção “Entrar com gov.br”. Depois disso, é necessário inserir o CPF ou alguma das opções de identificação disponíveis.

Após fazer o login, a opção “Local de prova” estará do lado esquerdo da tela. É só selecioná-la e aguardar a confirmação do assistente virtual.

O participante que tiver problemas com a senha para acessar a Página do Participante tem outras opções de acesso que dispensam o uso dela. O Inep disponibiliza o acesso ao cartão de confirmação por meio de QR Code sem senha. Para isso, basta baixar o aplicativo gov.br.

É possível conferir o Cartão de Confirmação do Enem através da Página do Participante, no site do Inep
É possível conferir o Cartão de Confirmação do Enem através da Página do Participante, no site do Inep | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O que levar

O Inep recomenda que os participantes levem uma máscara extra para trocar durante a prova e álcool em gel, apesar de não ser obrigatório e de haver produtos nos locais dos exames. Além disso, é recomendado levar lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas, uma vez que não são permitidas e podem eliminar o candidato.

Os estudantes são aconselhados a levar o cartão de confirmação. Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes também podem imprimir uma declaração na Página do Participante para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. Essa declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias.

Em contrapartida, durante o exame, os candidatos não podem portar nenhum dispositivo eletrônico, alarmes, chaves com alarme ou qualquer outro componente eletrônico, como celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, iPods, gravadores, pen-drive, mp3 e/ou similares.

Também não são permitidos fones de ouvido, gravadores e qualquer transmissor ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Itens como óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular e relógios são proibidos.

Caso os participantes levem esses objetos para o exame, deverão colocá-los dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador no momento de ingressar na sala de provas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas