Segundo dia do Enem: veja o que você precisa saber para fazer a prova

Provas serão neste domingo (28/11) e terão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 acontecerá neste domingo (29/11). Serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, que envolve biologia, física e química

No último domingo (21/11), foi realizado o primeiro dia de provas, com um índice de 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos, cerca de 2,3 milhões realizaram as provas em mais de 1,7 mil municípios.

Os estudantes podem utilizar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

A expectativa é que os resultados sejam publicados em janeiro de 2022. O Enem 2021, no entanto, não acaba neste domingo. Candidatos que se inscreveram na reabertura do cronograma, exclusivamente para quem teve isenção em 2020 e não compareceu nos dias das provas, realizarão os testes apenas em 9 e 16 de janeiro de 2022.

Informações gerais

Neste domingo, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A distribuição das provas acontecerá às 13h30, no horário de Brasília. A partir de 15h30, candidatos poderão sair sem o caderno de questões e, às 18h, com o caderno. O término será às 18h30. O gabarito costuma ser divulgado três dias úteis depois do exame.

Na data da prova, o Inep recomenda que os estudantes levem o cartão de confirmação, apesar do item não ser obrigatório. Nesse documento consta o número de inscrição, a data, o horário e o local de prova, além da opção por atendimento especializado.

Para acessá-lo, o candidato precisa estar cadastrado na plataforma do governo federal (gov.br) e saber o login único e a senha de acesso. Aqueles que não têm cadastro para acessar a plataforma precisam fazê-lo, e quem já tem, mas esqueceu a senha, deve recuperá-la.

Com o cadastro feito, o inscrito precisa acessar a Página do Participante pelo link e selecionar a opção “Entrar com gov.br”. Depois disso, é necessário inserir o CPF ou alguma das opções de identificação disponíveis.

Após fazer o login, a opção “Local de prova” estará do lado esquerdo da tela. É só selecioná-la e aguardar a confirmação do assistente virtual.

O participante que tiver problemas com a senha para acessar a Página do Participante tem outras opções de acesso que dispensam o uso dela. O Inep disponibiliza o acesso ao cartão de confirmação por meio de QR Code sem senha. Para isso, basta baixar o aplicativo gov.br.

enem_abr_151019788-1024x613.webp - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O que levar

O Inep recomenda que os participantes levem uma máscara extra para trocar durante a prova e álcool em gel, apesar de não ser obrigatório e de haver produtos nos locais dos exames. Além disso, é recomendado levar lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas, uma vez que não são permitidas e podem eliminar o candidato.

Os estudantes são aconselhados a levar o cartão de confirmação. Caso necessitem comprovar a participação no exame, os estudantes também podem imprimir uma declaração na Página do Participante para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. Essa declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias.

Em contrapartida, durante o exame, os candidatos não podem portar nenhum dispositivo eletrônico, alarmes, chaves com alarme ou qualquer outro componente eletrônico, como celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, iPods, gravadores, pen-drive, mp3 e/ou similares.

Também não são permitidos fones de ouvido, gravadores e qualquer transmissor ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. Itens como óculos escuros, artigos de chapelaria, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular e relógios são proibidos.

Caso os participantes levem esses objetos para o exame, deverão colocá-los dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador no momento de ingressar na sala de provas.