Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Secretário da Agricultura instalação da Embrapa para Alagoas

Empresa vai trazer benefícios para o produtor através do desenvolvimento de capacidade técnica

O secretário de estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, anunciou, nesta quarta-feira (23),  a instalação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para Alagoas já no 1º trimestre de 2016. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, virá ao estado para a inauguração, além de visitar o Canal do Sertão, considerada a maior obra hídrica de Alagoas.

De acordo com o secretário, a empresa trará benefícios em todos os segmentos da economia, com foco para o produtor rural, através do desenvolvimento de capacidade técnica. "Com a empresa no estado, viveremos uma conotação diferente, de forma a orientar o produtor aumentando a produtividade. Queremos otimizar todos os segmentos produtivos do estado", disse o gestor.

Questionado sobre a verba investida na construção da empresa, o secretário disse não saber o montante. O anúncio foi feito pela ministra e confirmado pela presidente Dilma Rousseff. A empresa vai funcionar por meio de um núcleo situado no Centro de Ciências Agrárias (CECA), no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Rio Largo.

Empréstimo

O governador Renan Filho (PMDB) anunciou, ontem, durante solenidade no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, a concessão de um empréstimo de R$ 1,2 bilhão a usinas de cana-de-açúcar de Alagoas. A maior parte do montante será destinada ao pagamento de dívidas das empresas aos respectivos fornecedores, dos quais cerca de 90% são pequenos produtores.

De acordo com Edgar Filho, presidente da Associação dos Produtores de Cana de Alagoas (Asplana), há meses, empresários e fornecedores já tentavam negociar o empréstimo, cujo valor deve ser pago dentro de 90 dias.

O secretário Álvaro Vasconcelos disse que o empréstimo representa um grande avanço para usineiros e fornecedores de cana, em meio à crise econômica que o país enfrenta. "Já resgatamos a Usina Uruba e a próxima é a Guaxuma. Além destas, estamos trabalhando para o retorno da Usina Agrisa, em Joaquim Gomes. Quanto à Laginha, existe um compromisso com movimentos sociais para uma reforma agrária voltada à fruticultura", informou o secretário.

Tags