Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sargento vítima de racismo diz que ordenou que suspeito não fosse algemado

Sargento Cícero Ocrécio foi agredido e injuriado racialmente por homem acusado de cometer furto

O sargento Cícero de Lima Ocrecio, da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que foivítima de racismo durante uma ação policial no bairro Ponta Verde, nesse último domingo (7), relatou que ordenou que o suspeito de 57 anos não fosse algemado. No momento, o militar levou um tapa no rosto e foi chamado de "negro safado".

"Pedi para não colocar algema e levei um tapa, é o que acontece. Depois disso, ele foi algemado e levado para a Central [de Flagrantes, no bairro do Farol]", contou. Ocrecio prestou queixa contra o homem, que, além de furto, também responderá por resistência e injúria racial - crime inafiançável e imprescritível.

Leia também

Com quase 30 anos na força policial, o sargento disse que somente uma vez, além desse domingo (7), foi agredido diretamente devido à cor da pele. "Muitos anos atrás, por um professor da UFAL [Universidade Federal de Alagoas], mas foi resolvido", disse, dispensando comentar mais sobre o ocorrido.

A indignação do episódio foi potencializada por um histórico que, segundo o sargento, sempre foi cordial. "Da mesma forma que trato o pessoal no Vergel, trato na Ponta Verde", diz.

Na favela da lagoa Mundaú, ele é conhecido como "Pajé", por motivos que desconhece. "Quando fui afastado por Covid-19, o pessoal de lá da Mundaú foi no batalhão perguntar por mim, para você ver o quão não-querido eu sou", ironizou.

Ele ainda completou lembrando que, em manifestações no Brasil e ao redor do mundo, a Polícia é normalmente vinculada ao racismo institucional. "Quando eu entrei [na PM], era bem pior. Somente cabo e soldado ia para a rua. Desde que oficial começou a fazer trabalho com o povo, a coisa melhorou muito", afirmou.

Para o sargento, o racismo é um problema generalizado, fazendo necessário que as pessoas entendem que o negro "também é gente". "Somente meu comandante e subcomandante se pronunciaram em solidariedade", disse Ocrecio de forma contida, quando questionado pela posição oficial da Polícia Militar.

Quando há ocorrências envolvendo populações mais carentes, Ocrecio é normalmente chamado pelos colegas para ajudar em razão da boa relação que desenvolveu com a comunidade. "Sempre fui muito bem tratado e respeitado, aí vem o outro achando que porque mora na Ponta Verde tem o direito de me desacatar", desabafou.

Até esta segunda (8), apenasa Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) se pronunciou sobre o caso. "Qualquer atitude de preconceito e racismo deve ser repudiada, não importa o contexto. É lamentável nos depararmos com situações como a do caso em análise, ao passo em que nos revela o quanto o racismo é estrutural e persiste, ainda que a vítima tenha uma posição social privilegiada ou de poder", disse a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Anne Caroline Fidélis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas