Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Região Norte vê fluxo de visitantes crescer e cuidados com a ocupação aumentam

Comerciantes de Paripueira estão animados com o movimento maior; MPE quer propor Plano Diretor

Nos últimos anos, Alagoas tem se tornado um dos destinos mais procurados pelos turistas do Brasil e do mundo. Entre as diversas opções de lazer, estão as belas praias localizadas no Litoral Norte do Estado. Hotéis, pousadas e restaurantes têm se instalado e grandes festas estão acontecendo nessa região, que havia pouco tempo era inexplorada pelo turismo. Vizinha à capital Maceió, a cidade de Paripueira é uma das que têm registrado um aumento significativo do fluxo de pessoas em todas as épocas do ano. Junto com esse crescimento, também vem a preocupação com as consequências do aumento do número visitantes no local.

As águas calmas de Paripueira trazem um clima de relaxamento total. O nome Paripueira tem origem indígena e significa "águas mansas". A cidade possui um típico ambiente do interior, com ótimas casas de veraneio, pousadas, hotéis e uma culinária de dar água na boca. O município conta com uma das maiores concentrações de recifes de corais do Atlântico Sul, que formam as conhecidas piscinas naturais.

Leia também

Imagem ilustrativa da imagem Região Norte vê fluxo de visitantes crescer e cuidados com a ocupação aumentam
| Foto: FOTO: Cortesia

Esses atrativos têm levado milhares de turistas para conhecer a cidade, assim como também investidores. Nos últimos cinco anos, a cidade recebeu hotéis de grande porte, condomínios de luxo e restaurantes de renome.

Essa grande procura também aumenta a responsabilidade do poder público para com a preservação ambiental. Construções em áreas verdes, lixos nas praias e rios têm sido constantemente fiscalizados para evitar prováveis degradações.

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da promotora Lídia Malta Lima, preocupado com a expansão urbanística da cidade, vai propor ao município - se não houver - a elaboração de um Plano Diretor para que seja viabilizado o ordenamento do crescimento urbano da cidade, assim como a garantia da preservação ambiental.

"É uma preocupação do Ministério Público a ordenação do crescimento urbanístico.  Em razão de Paripueira ser um município litorâneo, a procura por turistas e também para fins de moradia é sempre alta e constante", explicou a promotora. "Desta forma, será aberto procedimento específico para que o município elabore o Plano Diretor a fim de ser viabilizado o ordenamento urbanístico dentro dos parâmetros que propiciem maior dignidade aos habitantes dessas cidades, resguardando também as questões do direito ambiental natural".

Ela também esclareceu que, apesar de não possuir mais de 20 mil habitantes, a cidade de Paripueira compõe a Região Metropolitana de Maceió e, nos termos da Lei Complementar Estadual de n° 18/1998, há a necessidade de dispor de um Plano Diretor que regule o desenvolvimento urbano.

AGazetawebpercorreu a cidade, onde conversou com moradores e donos de restaurantes. Os comerciantes confirmaram o aumento no fluxo de turistas e destacaram que isso tem contribuído para a melhoria na economia.

"Nos últimos anos, o movimento aqui era baixo. Recentemente tivemos um 'boom' de pessoas e todos os fins de semana a cidade fica cheia. Isso é muito bom, porque mesmo nesse início de quadra chuvosa, nós conseguimos manter uma boa clientela e aumentar nosso faturamento", contou João Carlos, proprietário de uma barraca na orla de Paripueira.

Já na Praia de Sonho Verde, a aposentada Maria Helena, de 68 anos, afirmou que tem crescido a procura por imóveis na região, valorizando as casas e os terrenos. "Já recebi umas três pessoas, só essa semana, interessadas em comprar a minha casa. Aqui do lado já estão construindo mais um condomínio e mais à frente os terrenos já estão vendidos. Quase mais nenhum terreno nessa região está desocupado", contou.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Paripueira, Cristiano Santana, afirmou que a prefeitura tem tomado todas as providências para garantir a preservação ambiental, como também tem conversado com proprietários de empreendimentos turísticos da cidade para reforçar o compromisso.

Segundo ele, uma das prioridades é o recolhimento do lixo todos os dias e, se houver necessidade, mais de uma vez, principalmente nas áreas onde há um maior fluxo de turistas.

"Nós fechamos nosso lixão recentemente após um acordo firmado com o MPE e nosso lixo é levado para o Pilar. Depois, nós reforçamos a coleta e limpeza das ruas e praias para que o turista se sinta à vontade e com vontade de vir outras vezes. Nossa prioridade sempre foi e sempre será o bem-estar da população e do turista", disse.

Cristiano também adiantou que a prefeitura está recuperando o leito do Rio Cacheu, que produz uma das espécie de planta que é um das principais fontes de alimentos do peixe-boi.

"Nós iniciamos a recuperação do leito do rio. São mais de 5 quilômetros de extensão e nós estamos conseguindo resgatar essa planta. Nosso objetivo é transformar Paripueira em mais um berço do peixe-boi em Alagoas", concluiu.

Imagem ilustrativa da imagem Região Norte vê fluxo de visitantes crescer e cuidados com a ocupação aumentam
| Foto: FOTO: Prefeitura de Paripueira

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas