Quem foi Fahrenheit e Celsius?

Saiba mais sobre Gabriel Fahrenheit e Anders Celsius, cujos nomes estão associados, para sempre, à meteorologia.

Fahrenheit e Celsius: para lá da medição de temperatura

Nos dias que correm, estamos sempre espreitando as previsões do tempo, para checar, principalmente, as temperaturas. São elas que, muitas vezes, condicionam nosso outfit para o dia seguinte - mais do que a pluviosidade ou o vento.

Mais do que livestyle, é importante saber o clima para amanhã, pois um dado como este pode afetar vários negócios, economias e países. Chegados a este momento, é interessante saber mais um pouco sobre as pessoas que tornaram estas previsões e medições possíveis.

O alemão Gabriel Fahrenheit

Quem não conhece a escala de temperatura Fahrenheit? Já ouvimos falar dela, pelo menos uma vez na vida. O que poucos sabem é que o seu criador era soprador de vidro. Interessante, não é mesmo?

Gabriel Fahrenheit nasceu em 1686 e, para além de engenheiro físico, era também soprador de vidro. Sua paixão por química e ciência levou a que dedicasse sua vida ao estudo e às experimentações. Inventou um termômetro à base de álcool, com resultados pouco promissores.

Em 1714, troca o álcool pelo mercúrio e cria uma graduação com o seu nome, cuja técnica vai aperfeiçoando ao longo da sua vida. A escala de casas Fahrenheit se revela bastante promissora e confiável. Volvidos mais de 300 anos, não é usada na previsão do tempo rj, porém, alguns povos ainda usam esta escala na medição da temperatura.

O sueco Anders Celsius

Celsius nasceu em 1701. Ele tinha 13 anos quando Fahrenheit apresentou ao mundo seu termômetro de mercúrio. Astrônomo e físico, Anders Celsius foi professor universitário e criador do Observatório Astronômico de Uppsala, na Suécia.

Em 1742 aborda, pela primeira vez, a temperatura Celsius ou escala centígrada, com uma divisão centesimal a que chamaram, mais tarde, graus Celsius de temperatura, em homenagem a Anders Celsius. Um ano após a sua morte, em 1745, o médico, também sueco, Carlos Lineu, inverteu a escala para a forma que atualmente usamos.

Em síntese

É sempre interessante conhecer um pouco melhor as pessoas que deram origem a nomes, cujas denominações são usadas nos nossos dias, sem saber bem como nem porquê.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p