Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Quase 50 crianças e adolescentes sofreram abuso sexual nos primeiros meses de 2022, aponta IML de Maceió

Deste total de casos, 44 vítimas eram meninas, enquanto quatro eram meninos; em 2021, o número de abusos chegou a 173

O Instituto Médico Legal (IML) de Maceió já registrou 48 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes nos primeiros quatro meses de 2022, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18), pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Segundo o levantamento, deste total de casos, 44 vítimas eram meninas, enquanto quatro eram meninos. Já no ano passado, o IML de Maceió contabilizou 173 casos, sendo 155 meninas e 18 meninos.

Diante dos números, a Seprev lançou a campanha "O silêncio que destrói", objetivando chamar a atenção da sociedade para a importância da denúncia no combate a esse tipo de violação de direitos.

Para a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, o zelo pela segurança e o bem-estar do público infantoadolescente não é uma tarefa exclusiva dos pais, além de ressaltar que a maioria dos casos a violência sexual acontece no ambiente doméstico e é praticado por pessoas do relacionamento direto da vítima, como pais, parentes e adultos próximos.

Artigos Relacionados

"Infelizmente a violência sexual é muito frequente dentro de casa, ambiente em que a criança deveria se sentir protegida. Por isso, todos precisam estar vigilantes para identificar qualquer sinal e os serviços de apoio existem justamente para dar fim ao ciclo de violência ao qual a vítima está exposta. Quando você denuncia, está contribuindo para que essa criança ou adolescente tenha seus direitos garantidos e sua dignidade preservada, o que refletirá em toda a sua vida", afirmou a superintendente.

Para denunciar um caso de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, o cidadão pode entrar em contato pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos), pelo Disque 181 (Polícia Militar) ou ainda pelo 0800.280.9390, que é o atendimento da Seprev para denúncias no âmbito estadual.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas