Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Projeto Nau estimula alunos da rede pública a mergulhar na ciência

Por meio de experimentos científicos, iniciativa patrocinada pela Braskem propõe um ensino divertido e diferente do modelo tradicional de educação nas instituições

Um projeto de educação pioneiro, que aborda de maneira lúdica as disciplinas de física, química e biologia, e colabora para que o aluno desenvolva protagonismo, colaboração, autonomia e empatia. Assim é o Nau dos Mestres, que promoveu um encontro especial no último dia 29, com os alunos de quatro escolas da rede pública de Maceió e Marechal Deodoro.

O projeto, patrocinado pela Braskem, foi direcionado para crianças a partir de 7 anos da Escola Municipal Professor Antídio Vieira (Trapiche), Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus (Trapiche), Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade (Vergel do Lago) e Escola Municipal Joviniano de Almeida Rodas (Marechal Deodoro).

Leia também

A iniciativa agrega a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP) — onde os estudantes de fato colocam a mão na massa, assimilando os conceitos, na prática, — e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sempre com foco nas competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular.

O projeto Nau dos Mestres é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com patrocínio da Braskem e implementada pela Evoluir em parceria com as Secretarias de Educação de Maceió e Marechal Deodoro.

“A Braskem apoia projetos inovadores e o Nau dos Mestres possui uma metodologia importante envolvendo as disciplinas de ciências em atividades lúdicas com as crianças. Esse modelo pedagógico tem muita receptividade dos alunos, desperta neles a curiosidade necessária para o estudo e aprendizado da ciência”, afirma Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.

Para o coordenador do Nau dos Mestres na Evoluir, Júnior Ribeiro, o projeto apresenta uma proposta diferente. “O ensino ganha contornos mais amplos e não se limita a transmitir apenas os conceitos da disciplina em si, mas engajar o aluno a fazer suas próprias descobertas de vida, questionar, trilhar ativamente o caminho do seu aprendizado, sempre com o apoio e o estímulo do educador”, afirma.

Para implantar essa proposta na sala de aula, os professores participaram de formações específicas, com o intuito de ampliar sua visão sistêmica dentro dessas diretrizes. Até novembro foram realizados quatro encontros formativos, englobando reuniões virtuais e presenciais e palestras, que também envolveram orientações sobre como aproveitar melhor os materiais de apoio disponibilizados.

Segundo a professora da Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus, Edjane Vasconcelos, a formação contribuiu para o desenvolvimento de novas práticas nas salas de aula. “Gostei muito das atividades práticas que pudemos desenvolver. Trabalhamos os temas de forma dinâmica e lúdica. Já mostrei alguns experimentos aos meus alunos e eles querem muito testar a primeira experiência e escolheram o vulcão. Uma adaptação do experimento do balão que tem nos materiais didáticos”, disse Edjane, especialista em educação especial inclusiva e bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Acervo

Os kits distribuídos para as escolas são um destaque à parte, sob medida para atrair a atenção da garotada. Todos os materiais são acondicionados em um mobiliário lúdico elaborado especialmente para o projeto, atribuídos a quatro mestres diferentes, com livros e artefatos.

No móvel de Leonardo da Vinci estão experiências ligadas à geometria, aerodinâmica e movimento. Merlim, o alquimista, traz atividades de química e física. Já o Deus grego Apolo destaca energia e luz, enquanto Gaia, a mãe natureza, explora os ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

*Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas