Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Professor da UFAL encontra ossadas de povos indígenas em sítio pré-histórico

Trabalho foi concluído no dia 19 de agosto; há indícios de que as ossadas tenham mais de 1.500 anos

Durante trabalho de escavação no Sítio Furnas dos Ossos, na cidade de Vertentes, na região Agreste de Pernambuco, o Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (Nupeah) do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas encontrou ósseo humano disposto por quase todo o local. O trabalho foi concluído no dia 19 de agosto.

Segundo a Ufal, o material encontrado contribui para os estudos sobre importantes descobertas dos povos indígenas da pré-história. "Trata-se de um sítio do tipo abrigo sob rocha, com material ósseo humano disposto por quase todo o local. “A gente já identificou alguns ossos com pigmento vermelho, quer dizer que se trata de ritual secundário de sepultamento; e alguns dentes de felinos – possivelmente de onça - com marcas de perfuração, ou seja, que foram usados como pingentes em colares ou pulseiras no passado”, relatou o professor Flávio Moraes.

Artigos Relacionados

O pesquisador ainda contou que há variação de faixa etária dos ossos encontrados, mas que além de adultos foram identificadas ossadas de crianças de 2 e de 6 anos. Sobre a datação dos materiais ainda não é possível afirmar, mas, de acordo com o professor, há indícios de que tenham mais de 1.500 anos.

“Estamos buscando material mais preservado para fazer a datação, mas pela experiência de outras escavações na região, tem característica de material pré-histórico. Em dois sítios que escavamos aqui próximo os materiais têm 1.600 e 1.500 anos antes do presente”, adiantou.

*com informações da assessoria.