Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Pandemia faz número de adoções em Alagoas reduzir 26% em 2020, aponta TJAL

De acordo com dados da Justiça alagoana, foram 155 crianças e adolescentes adotados em 2020, ante 210 em 2019

O número de adoções reduziu 26% em Alagoas, este ano, na comparação com o ano passado. De acordo com dados da Justiça alagoana, foram 155 crianças e adolescentes adotados em 2020, ante 210 em 2019. A pandemia da Covid-19 é apontada pela juíza Fátima Pirauá como o principal fator para essa redução nos números.

Titular da 28ª Vara da Infância e Juventude da Capital, a magistrada conta que em Maceió a redução foi ainda maior. Em 2019 foram 72 adoções, ante 41 neste ano. Redução de 43%. Segundo ela, o número só não foi menor porque foram realizadas muitas audiências virtuais, que ajudaram nos processos que já estavam em fase final.

A fase do processo que mais foi afetada, segundo a juíza, é a da guarda provisória. Pirauá explica que essa parte é quando a criança e/ou adolescente passa, em média, três meses na casa dos pretendentes para que seja avaliada a adaptação de todos os entes à adoção. Segundo a juíza, tendo em vista as medidas de isolamento e a precaução em torno da saúde de todos os participantes, poucas guardas provisórias foram concedidas em 2020.

Além do início de um convívio, a juíza explica que durante o período de guarda provisória são realizadas visitas por profissionais de diversas áreas para avaliar o processo de adaptação, o que não seria recomendado fazer durante a pandemia. Ela revelou ainda que quem iniciou esse processo de guarda provisória antes da pandemia, teve o período alongado.

Tags