Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

'Pandemia' e 'auxílio emergencial' foram os termos mais buscados por alagoanos

Em ano atípico, pesquisas no Google esboçam os interesses do cidadão em tempos de Covid-19

Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19, que afetou a vida e a rotina da população mundial, palavras como "coronavírus" e "auxílio emergencial" encabeçaram o ranking dos termos mais buscados no Google, pelos alagoanos, em 2020, segundo levantamento feito pelaGazetaweb no Google Trends - ferramenta que mostra os assuntos mais populares buscados pelos usuários da internet.

De acordo com a pesquisa, o vírus causador da doença que já matou 2.475 pessoas e atingiu outras 104,1 mil no Estado, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nessa terça-feira (29), registrou um pico 100 de pesquisa entre os dias 15 e 21 de março - uma semana depois de Alagoas ter registrado o primeiro caso da doença.

No último domingo (27), o termo tinha registrado valor 2. O Google explica que um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma pontuação de zero significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

De acordo com o levantamento, o município que demonstrou mais interesse pelo termo "coronavírus" foi Teotônio Vilela, com valor 100. Em seguida, aparecem Maragogi (95), Arapiraca (83), Maceió (82) e Marechal Deodoro (76).

Já o termo "auxílio emergencial", que aparece em segundo lugar do ranking como o termo mais buscado pelos alagoanos, no Google, registrou pico 100 entre os dias 19 e 25 de abril, recuando para 25 no domingo (27). Dentre os municípios, o maior interesse pelo termo foi registrado em Rio Largo, com pico 100. Em seguida, aparecem Penedo (84), São Miguel dos Campos (82), Pilar (76) e Coruripe (71).

Além desses dois termos, os alagoanos pesquisaram sobre "clima para amanhã", "BBB 20", "Dataprev", "boas festas 2020" e "Caixa auxílio emergencial", dentre outros. Por categoria, os termos mais buscados pelos alagoanos em Arte e Entretenimento foram "eventos de verão" (que aparece em primeiro lugar), "jogos conhecidos do google doodle", "BBB20", "BBB 2020" e "Fina Estampa".

Em Esporte, os alagoanos se interessaram mais por "Independiente Del Valle X Flamengo", Brasileirão 2020", "Tabela do Brasileirão 2020", "Atlético-GO X Flamengo" e "Flamengo X Barcelona SC".

Já na categoria Finanças, "auxílio emergencial" dominou os cinco primeiros termos mais buscados, com variantes para "auxilio emergencial" - sem acento -, "Dataprev auxílio", "auxílio Dataprev" e "Dataprev auxílio emergencial".

Em todo o País, segundo levantamento do Google, "coronavírus" e "lockdown" dominaram o interesse dos brasileiros este ano. O brasileiro também foi atrás de informações sobre "cadastro único" e "auxílio emergencial" com o objetivo de compreender e encontrar formas de sobreviver, financeiramente, durante os meses de isolamento social.

"Diante da nova rotina em casa, os brasileiros também procuraram por novos hábitos:  fazer exercícios, fotos, brincadeiras e horta em casa", informa o Google, por meio de assessoria. "Há ainda quem demonstrou interesse em aprender novas habilidades, como tocar violão e novas línguas, como o italiano e o coreano", completa.

Na categoria "Como fazer", as questões "como fazer máscara de tecido" e "como fazer tie-dye?", o hit fashion do ano, aparecem entre as perguntas mais populares. O interesse por receitas também nunca foi tão alto quanto na quarentena, dentre elas, o pão caseiro bem como suas variedades - pão doce e recheado - foram sucesso absoluto entre os novos aventureiros da cozinha.

"Embora os temas relacionados à pandemia tenham dominado as consultas ao Google em 2020, notamos que o brasileiro também se manteve antenado a outros acontecimentos, como as eleições municipais, a corrida presidencial nos EUA, a explosão em Beirute, a nuvem de gafanhotos e a morte de George Floyd, que desencadeou o movimento 'Vidas Negras Importam' e iniciou um ciclo necessário de reflexão sobre racismo em todo o mundo", ressalta o Google.

Tags