Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Pacientes com Covid precisam de sangue e Hemoal apela por doações

Entubação prolongada pode levar ao desenvolvimento de complicações que exigem transfusão; estoque atual é bem abaixo do mínimo necessário

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou, nesta quinta-feira (30), que conta com somente 33,33% do estoque mínimo de bolsas de sangue. A gerente do Hemoal, Verônica Guedes, salientou que muitos pacientes com Covid-19 desenvolvem complicações que exigem a transfusão sanguínea e, diante disso, a situação é preocupante.

Uma das pessoas que precisam de bolsas de sangue é a recepcionista Maria das Graças Tenório, de 60 anos, internada há dois meses no Hospital da Mulher, em Maceió. Ela desenvolveu uma anemia em razão da Covid-19 e necessita de transfusões.

Leia também

"Devido ao comprometimento respiratório, muitos pacientes ficam entubados por longos períodos e acabam desenvolvendo outros problemas. Com isso, alguns evoluem para quadros clínicos que demandam transfusão sanguínea", salienta a gerente do Hemoal e médica hemoterapeuta, Verônica Guedes.

Do mínimo de 300 bolsas, o Hemoal dispõe de apenas 100, com todas as tipagens negativas em patamares críticos. O tipo sanguíneo O negativo, por exemplo, está com estoque zerado.

"Além da agonia de vermos nossa tia internada pela Covid-19 há dois meses, estamos na luta para conseguirmos doações de sangue para ela. Devido a uma anemia, ela está bastante debilitada e sua vida está sob risco. Pedimos a sensibilidade de todos para que se candidatem à doação de sangue no Hemoal", apela Thais Vergeti, sobrinha da paciente interna no Hospital da Mulher.

Critérios para doação

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg e no mínimo 16 anos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), é obrigatório portar um documento de identificação com foto e, no caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres um intervalo de três meses.

Novo coronavírus 

Os voluntários que contraíram o novo coronavírus só podem doar sangue 30 dias após se recuperarem da doença. Já àqueles que tiveram contato com pessoas que adoeceram, ficam autorizados à doação após 14 dias, caso não apresentem os sintomas da Covid-19.

É importante ressaltar que se trata de uma medida de precaução, já que não há evidências que o novo coronavírus se espalhe por contato sanguíneo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas