Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Órgãos ambientais farão manejo para capturar Peixe-Boi em Piaçabuçu

Animal vive reaparecendo na costa do extremo Litoral Sul de Alagoas

Diversos órgãos ambientais de Alagoas irão se juntar nesta sexta-feira (1) para realizar o manejo com o intuito de capturar o peixe-boi Tinga, que já é conhecido das instituições, como o Instituto Biota, e já tinha sido reintroduzido ao mar alagoano.

De acordo com o Instituto Biota, a ação ocorrerá em conjunto com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio) a APA Costa dos Corais, a APA de Piaçabuçu, a Resex Jequiá, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e membros da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado.

A ação irá ocorrer porque, segundo o Biota, o peixe-boi costuma aparecer na costa do mar de Piaçabuçu e fica encostado às jangadas. Dessa forma, o animal fica suscetível ao que os ambientalistas chamam de "molestamento" de pescadores ou mesmo banhistas. O molestamento seria o ato de tocar, ou mesmo alimentar o mamífero, além de causar ferimentos. "Muitos deles já foram feridos com faca e tiros", diz Bruno Stéfanis do Instituto Biota.

Outro motivo, segundo o Biota, é que surgiram diversas latas de tinner na costa de Piaçabuçu que, possivelmente, têm origem chinesa. O peixe-boi será capturado pelos pesquisadores ambientais, que irão realizar coleta de sangue e fezes para averiguar se o animal está em boas condições de saúde. Após a realização dos exames, se for constatada normalidade no mamífero, ele será devolvido à natureza. Caso contrário, as equipes estudarão a melhor forma de conduzi-lo ao habitat natural.