Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Operação para coibir infrações ambientais em AL aplica R$ 76 mil em multas

Autos de infração devem resultar também em processos administrativos e criminais

Em operação para coibir infrações ambientais nas Unidades de Conservação estaduais, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) aplicou oito autos de infração, que somam R$ 76.947 e devem resultar em processos administrativos e criminais. A ação - nomeada como Matrina Parum - aconteceu entre os dias 16 e 19 de fevereiro, na região do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) dos Morros do Craunã e do Padre, localizado no município de Água Branca.

As infrações mais encontradas foram: desmatamento; disposição irregular de resíduos no ambiente; armazenamento de lixo, com materiais perigos e contaminantes; além de caça e animais silvestres em cativeiro.

O gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA/AL, Epitácio Correia, contou que a operação visa combater crimes e infrações ambientais dentro e no entorno de Unidades de Conservação de gestão estadual.

Artigos Relacionados

Em uma das ocorrências, por exemplo, os fiscais encontraram um depósito de lixo, na zona rural de Delmiro Gouveia, onde deveria abrigar materiais recicláveis, mas dispunha de grande quantidade de resíduos e materiais contaminantes depositados no solo.

A ação contou com a participação dos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Matrina Parum

Segundo informações da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto, o nome da operação, Matrina Parum, faz referência a figura folclórica Comadre Florzinha "ou Caipora, como é chamada popularmente". Conforme a lenda, trata-se de uma protetora das matas e animais das florestas. A equipe considera que a primeira etapa teve resultados positivos no sentido de ter conseguido identificar e combater problemas ambientais, além de definir áreas que passarão a ser monitoradas com maior intensidade.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas