Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Observatório da Ufal aponta que pandemia ainda não está sob controle em Alagoas

Nº de casos apresentou leve aumento na semana, e a maioria dos municípios com leitos de UTI exclusivos para COVID-19 apresenta ocupação acima de 80%

Após semanas em queda, o número de casos de Covid-9 em Alagoas voltou a crescer nos últimos dias, conforme divulgado nesta segunda-feira (10), pelo Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 (OAPPEC). O número de óbitos foi um dos únicos indicadores que apresentaram uma redução na 18ª Semana Epidemiológica: 124 mortes, 14% a menos do que na semana anterior. Apesar disso, os especialistas afirmam que a pandemia continua fora de controle no estado.

De acordo com o boletim, a maioria das Regiões Sanitárias apresentou aumento na incidência de casos. O maior crescimento foi na 7ª Região Sanitária, correspondente a municípios do Agreste próximos a Arapiraca. Em quatro das regiões, os óbitos também aumentaram, apesar da tendência geral de queda neste indicador. Em números relativos, as regiões com o maior número de casos de Covid-19 na semana foram Arapiraca (185 por 100 mil habitantes), a 1ª Região Sanitária (178) e Maceió (170).

Leia também

Com relação aos óbitos, as maiores incidências foram na 1ª RS (6,2), Arapiraca (6) e a 8ª RS (5,7). Os casos suspeitos no estado também tiveram um aumento. Com 11.845 casos em análise no final da semana, Alagoas teve o maior número de casos pendentes em quase dois meses, um aumento de 18% em relação à semana anterior. Apesar disso, a maior parte (60%) dos testes RT/PCR realizados na 18ª Semana Epidemiológica retornaram negativos. É a menor proporção registrada em todo o ano, mas o quantitativo segue sendo considerado elevado, especialmente se comparado à momentos em que a pandemia se encontrava controlada, como entre os meses se setembro e outubro passados.

A ocupação de leitos de UTI oscilou durante a 18ª Semana Epidemiológica, encerrando a semana em um patamar similar ao da semana anterior (74% de ocupação). Essa proporção é considerada elevada e está acima da margem de segurança de 70% preconizada pela literatura científica. Um dos fatores de preocupação em Alagoas é a desigualdade na distribuição dos leitos de UTI, que segue aparente no levantamento desta semana. Dos nove municípios que possuem leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, cinco registram ocupação acima dos 80%, patamar crítico e onde medidas rígidas de isolamento social são recomendadas para controlar a transmissão. Eles são Coruripe (93%), Santana do Ipanema (93%), Porto Calvo (90%), Arapiraca (86%) e Palmeira dos Índios (80%).

Vacinação no estado

Alagoas teve 60.455 doses da vacina contra a Covid-9 aplicadas na 18ª Semana Epidemiológica, 31.931 correspondentes à primeira dose e 29.064 à segunda. O quantitativo é o dobro do registrado na semana passada, mas segue insuficiente para garantir a imunização de toda a população adulta até o fim do ano. Com população adulta de 2,2 milhões de pessoas, o estado precisa de aproximadamente 4,4 milhões de doses para a vacinação desse público, já que as vacinas atualmente disponíveis exigem a aplicação de duas doses para que a imunização seja efetivada. Até o sábado (8), tinham sido aplicadas 709 mil doses em Alagoas.

Tomando como base critérios científicos, a transmissão do novo coronavírus em Alagoas ainda é considerada fora de controle. Para garantir a continuidade da tendência de queda nos indicadores, a manutenção das medidas de isolamento social é importante. Somente assim, e por meio da imunização, é possível garantir uma flexibilização segura e duradoura no estado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas