Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

OAM promove palestra para tratar sobre difusão de notícias falsas

Presidente da Abap, Ramatis Haywanon, falou da importância da apuração precisa

Um dos assuntos que mais preocupam os produtores e consumidores de notícias de todo o país, em especial neste ano de eleição, foi abordado, nesta sexta-feira (6), durante palestra promovida pela Organização Arnon de Mello (OAM) em referência ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. O presidente da Associação Brasileira de Publicidade (Abap), Ramatis Haywanon, falou aos profissionais da comunicação sobreFake News, ressaltando a importância da apuração precisa e os cuidados necessários antes de se difundir uma notícia.

O diretor de conteúdo da OAM, Arnaldo Ferreira, abriu os trabalhos e destacou a importância da discussão em tempos em que falsas notícias circulam a todo momento, em especial nas redes sociais.

O diretor executivo da OAM, Luís Amorim,  também participou da palestra, destacando que o evento foi uma forma de homenagear e levar conhecimento para os profissionais do jornalismo.

"Estamos fazendo esse encontro para antecipar a homenagem aos jornalistas, que são a força motriz da nossa empresa. A ideia é prestigiar os profissionais e dar um curso sobre esse assunto tão importante, que pode trazer grandes danos para todos. Essa é uma demanda mundial, um assunto que vem, inclusive, colocando em jogo e em questionamento até a eleição dos Estados Unidos. É fundamental discutir sobre nossa atividade e os limites que a lei impõe para que possamos gerar conteúdo que seja totalmente verdadeiro", pontuou Amorim.

DISSEMINAÇÃO FALSA

Durante a palestra, Ramatis falou sobre pesquisas que revelam que 90% das notícias que circulam no Facebook são falsas. Isso sem contar nos inúmeros sites criados , em especial no período de eleição, para difundir e, muitas vezes, confundir, os eleitores. Por isso, a importância de buscar, a cada dia, a produção de um conteúdo de credibilidade em todas as mídias.

Como publicitário atuante no mercado alagoano, Ramatis destacou ainda a necessidade de se ter um conteúdo confiável para que os anunciantes possam saber onde estão colocando suas marcas.

"Vocês é que fazem o produto e é esse produto que é vendido aos nossos clientes. Hoje em dia, com essa coisa de Fake News, temos passado por maus bocados. Nas últimas eleições, esse assunto já foi muito forte e isso só aumenta a importância e o valor do trabalho de vocês para entregar um conteúdo confiável. A verificação das informações com a fonte se tornou algo ainda mais importante nos dias atuais", afirmou.

"Os sites deFake Newssão muitos e o combate tem que ser diário. Agências e veículos estão juntos nisso, pois o anunciante não pode investir em qualquer lugar", completou.

Ele disse ainda que o grande problema das falsas notícias não é a existência delas por si só, mas o compartilhamento que as pessoas fazem, difundindo, na maioria das vezes sem saber, informações que não são verdadeiras.

"Hoje em dia, todo mundo quer ser jornalista, e isso é um perigo, pois as redes sociais acabam sendo um canal de difusão, inclusive de informações falsas", afirmou Ramatis, defendendo que o Facebook precisa mais dos veículos de credibilidade do que o contrário.

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

A educação tecnológica das pessoas também foi discutida durante o encontro. Para Ramatis, as pessoas ainda não estão preparadas para enfrentar todos os recursos disponíveis nas redes sociais.

"As pessoas não têm educação de tecnologia para entender e às vezes não têm a capacidade de decifrar a informação e saber se ela era verdadeira ou não. Os usuários das redes sociais não se informam de verdade e nós não sabemos onde isso vai parar", pontuou.

Tags