Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Número de transplantes realizados em Alagoas cai 68% em relação a 2020

Atualmente, fila de espera por órgãos em Alagoas conta com 450 pessoas

O número de transplantes realizados em Alagoas este ano caiu em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas oito procedimentos ocorreram de janeiro a abril de 2021, enquanto que no ano passado foram 25. Uma redução de 68%.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), de janeiro a abril de 2020 ocorreram 25 transplantes de córneas e, em todo o ano passado, foram 34. Todos de córneas.

Este ano, apenas oito procedimentos, somente de córneas, ocorreram no estado. Com isso, a fila de espera em Alagoas é de 450 pessoas, sendo que mais de 300 aguardam córneas, 131 esperam por rim, três por coração e duas por fígado.

Reportagem publicada em fevereiro de 2021 já mostrava a gravidade da situação: o número de transplantes realizados em Alagoas tinha reduzido 58% em 2020, na comparação com 2019. Dados da Central de Transplantes de Alagoas mostravam que foram 34 procedimentos no ano passado e 81 em 2019.

Em fevereiro deste ano, 292 pessoas aguardavam na fila em Alagoas à espera por córneas, outras 143 aguardam um rim e outras duas precisavam de um novo coração.

Para ser um possível doador de órgãos, é preciso que seja diagnosticada a morte encefálica desse paciente, que ficará mantido em ventilação mecânica e com drogas vasoativas, para que os órgãos permaneçam viáveis para serem transplantados para outra pessoa.