Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Novos membros do CBHSF tomam posse em Maceió para mandato de quatro anos

Solenidade foi realizada de modo híbrido, tendo a parte presencial ocorrido no auditório da Associação Comercial

O novo colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco tomou posse na manhã dessa quinta-feira (16), para um mandato de quatro anos, de 2021 a 2025. Os novos "guardiões do Velho Chico" terão como desafio dar continuidade à tão sonhada revitalização do Rio São Francisco por meio de ações sustentáveis que vão desde a implantação de obras de infraestrutura hídrica, Planos Municipais de Saneamento Básico, projetos de esgotamento sanitário, até trabalhos de mobilização social, educação ambiental, simpósios e seminários, ao longo deste que é o maior rio genuinamente brasileiro.

A solenidade foi realizada de modo híbrido, tendo a parte presencial ocorrido no auditório da Associação Comercial em Maceió (AL), e transmitida pelo canal do CBHSF no youtube.

Leia também

O processo de renovação dos 124 membros, distribuídos entre titulares e suplentes, foi conduzido pela Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI), que assegurou ao processo a eleição dos segmentos representativos da entidade, como abastecimento urbano, indústria e mineração, irrigação e uso agropecuário, hidroviário, pesca, turismo e lazer, hidroeletricidade, organizações não governamentais, organizações técnicas de ensino e pesquisa, comunidades tradicionais, povos indígenas, consórcios, associações intermunicipais ou de usuários, além dos poderes públicos municipais, estaduais e federal.

A nova Diretoria Colegiada do CBHSF é integrada pelo presidente, vice-presidente, secretário e coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

Concorrendo em Chapa Única, foram eleitos para presidente, José Maciel Nunes de Oliveira; para vice-presidente, Marcus Vinícius Polignano; e, para o cargo de secretário, Almacks Luiz Silva, representando as regiões do Baixo, Alto e Submédio São Francisco, respectivamente. A proposta central da articulação entre as regiões é potencializar a união entre os diversos grupos e coletivos que lutam pela preservação do São Francisco. A chapa busca ainda viabilizar ações que fortaleçam o Comitê e promovam a revitalização do rio em toda sua extensão.

Para a coordenação e secretaria executiva das Câmaras Consultivas Regionais, foram eleitos, respectivamente, na região do Alto, Altino Rodrigues e Adson Ribeiro; no Médio, Ednaldo Campos e Cláudio Pereira; no Submédio, Cláudio Ademar e Abelardo Montenegro; e, no Baixo, Anivaldo Miranda e Rosa Cecília.

O novo presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, atua no Comitê desde 2001. Participou ativamente de sua criação e ocupou vários cargos em diversas instâncias do CBH. Destacou, em sua fala, os planos e expectativas para os próximos 4 anos. "Um dos pilares dessa gestão será a defesa da política pública para a melhoria da qualidade e quantidade de águas do Velho Chico. Será uma gestão participativa e democrática. Os planos municipais de saneamento serão uma de nossas prioridades. Nosso papel agora será o de cobrar dos municípios a execução dos Planos já entregues. Outro ponto vai ser a ampliação dos projetos de requalificação ambiental nos municípios, pois percebemos que eles têm trazido grandes benefícios às populações de todas as regiões onde foram implementados", explicou.

O vice-presidente eleito, Marcus Polignano, falou sobre os desafios que a nova gestão vai enfrentar. “Nós temos que nos unir para além do plenário, unir povos, tradições, culturas, para mostrar que o São Francisco é um todo. E a beleza dele está exatamente na diversidade, naquilo que nos torna diferentes. É bom ver aqui quilombolas, indígenas, barranqueiros, pescadores. Nós somos uma diversidade. E é essa diversidade que nos une”, afirmou, durante a plenária, Marcus Vinícius Polignano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas