Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Novo decreto libera a abertura de lojas, salões, barbearias e igrejas em Maceió

Apesar da reabertura, que começa na sexta (3), estabelecimentos em shoppings e galerias permanecem fechados; interior continua na fase vermelha

O novo decreto de isolamento social do governo do Estado dá início à reabertura econômica em Alagoas a partir da próxima sexta-feira (3). Em live no início da noite desta terça (30), o governador Renan Filho informou que a capital alagoana passará para a fase laranja do Distanciamento Social Controlado, enquanto o interior continuará na fase vermelha.

O documento estabelece ainda a retomada de lojas de ruas, com até 400 metros quadrados, salões de beleza, barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade total, mas mantém as lojas de shoppings centers e galerias fechadas. Todos os estabelecimentos autorizados a abrir as portas devem atuar de acordo com os protocolos sanitários.

Leia também

O governador explicou que a decisão de avançar com a abertura em Maceió se dá em razão da consolidação da queda de óbitos e casos confirmados, o que ainda não acontece no interior do Estado. "Vamos precisar de mais uns dias para oferecer no interior o mesmo tratamento que Maceió", disse.

Quanto a possibilidade de suspensão da reabertura, Renan Filho falou que segue "observando os casos e óbitos a cada momento" e reforçou que a população deve manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Além disso, o transporte intermunicipal segue paralisado.

No momento, o secretario da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, aproveitou para ressaltar que a retomada só foi possível no momento em que Alagoas já contabilizava uma quantidade de leitos hospitalares suficientes para a sociedade conviver com a pandemia.

"Os próximos passos do governo precisam ainda mais da participação da população. A nossa responsabilidade como cidadão vai ser muito importante. A gente precisa continuar evitando aglomerações e precisamos continuar usando máscaras porque os próximos dias serão cruciais para Alagoas", frisou.

Seguindo o plano do Distanciamento Social Controlado, a previsão é de que mais setores sejam autorizados a retomar o funcionamento normal a partir do dia 15 de julho, quando o Estado deve entrar na fase amarela. O início da nova etapa vai depender do cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Alagoas.

Se colocada em prática, a fase amarela permitirá a abertura de shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes, com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, com 50% da capacidade.

Apesar do novo decreto entrar em vigor já nesta quarta (1º), a liberação dos estabelecimentos citados acima só começa a valer na próxima sexta (3), com o fim do atual decreto municipal, que também estabelece medidas de combate ao novo coronavírus.

DISTANCIAMENTO SOCIAL CONTROLADO

O andamento da aplicação doDistanciamento Social Controlado em Alagoas será orientado por uma Matriz de Risco. Para a passagem de uma fase para outra, três eixos estratégicos com seis aferidores servirão como critérios para estabelecer a evolução ou a involução do plano: capacidade hospitalar instalada, evolução dos óbitos e taxa de crescimento.

Já o Distanciamento Social Controlado foi dividido em cinco fases distintas: vermelha (risco elevado), laranja (risco moderado alto), amarela (risco moderado), azul (risco moderado baixo) e verde (risco controlado).

Os setores autorizados a funcionar em cada fase são:

Fase laranja (início em 3 de julho) - lojas do comércio de rua, com até 400 metros quadrados; salões de beleza; barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade;

Fase amarela (início em 15 de julho) - shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes funcionando com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% da capacidade;

Fase azul (início no final de julho/início de agosto) - academias, clubes e centro de ginástica, funcionando com 50% da capacidade;

Fase verde (início após todas as fases) - volta presencial de servidores públicos e das aulas presenciais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas