Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

No Dia do Consumo Consciente, Iguá Saneamento reforça seu compromisso com o uso responsável de água

O Brasil está enfrentando a pior seca dos últimos 91 anos e a falta de chuvas tem exigido esforços de todos para economia de água. Neste Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, a Iguá Saneamento, empresa que atende mais de 6 milhões de clientes em cinco estados do país, - incluindo dez cidades alagoanas por meio da Agreste Saneamento - e que, a partir de 2022, passará a englobar também 1,2 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, reafirma seu compromisso com o uso responsável de água a partir de investimentos na redução de perdas e em parcerias com startups que auxiliam na conscientização da população.

A diretora geral da Agreste Saneamento, Angela Lins reforça o papel de toda sociedade nessa mudança de hábitos. As empresas, ela defende, têm função primordial e que geram uma cadeia de encantamento e cooperação a partir de iniciativas sustentáveis.

“Nosso papel, enquanto empresa, é mostrar à sociedade a importância de boas práticas. De que é possível incluir na rotina ações sustentáveis. Exemplo disso é a geração de resíduos: nas unidades da Agreste Saneamento quase 100% deles são reutilizados. Desde as embalagens, papel, até o lodo produzido na Estação de Tratamento de Água (ETA). Além disso, as ETA’s funcionam em circuito fechado, isto é, não há perda de água durante o tratamento. É toda uma cadeia de cuidado com o meio ambiente”, pontua.

Com foco em inovação e eficiência operacional, a Iguá apresenta índices recordes de redução de perdas em algumas de suas operações, tais como Comodoro (MT), na ordem de 13%, o menor índice da série histórica da concessão. Palestina, no interior de São Paulo, a ESAP, operação da Iguá em parceria com a Aviva Ambiental, tem um dos menores índices de perdas do país e do mundo, cerca de 10%. Em cada um de nossos contratos tivemos evolução expressiva na redução dos índices de perdas e isso tem muito a ver com nosso compromisso em otimizar os usos dos recursos hídricos “Nos últimos anos, temos associado investimentos em sistemas de gerenciamento e detecção de perdas ao treinamento e qualificação do nosso time com o objetivo de aumentar a eficiência operacional. Avaliamos semanalmente o indicador de cada contrato. Esse processo auxilia na diminuição do desperdício de água e torna nossa operação cada dia mais eficiente. Para 2022 avançaremos ainda mais trazendo sistemas preditivos na avaliação de nossos sistemas de abastecimento”, afirma Paula Violante, diretora de Engenharia e Desenvolvimento Operacional da Iguá Saneamento.

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas de 2011, o consumo de água doce aumentou 6 vezes no último século e continua a avançar a uma taxa de 1% ao ano, fruto do crescimento populacional, do desenvolvimento econômico e das alterações nos padrões de consumo. Na contramão, as mudanças climáticas têm afetado a oferta, qualidade e quantidade da água disponível, o que impacta a vida de bilhões de pessoas.

A Iguá volta sua atenção para assegurar a perenidade dos recursos hídricos, monitorando os impactos das mudanças climáticas e a evolução do consumo com o crescimento da população. Esses estudos de Segurança Hídrica ajudam a definir quais ações a empresa deve adotar para perenizar os mananciais de captação, reduzir os efeitos da estiagem e garantir o abastecimento de água para os clientes nos próximos anos. “Iniciativas como essa estão atreladas ao nosso planejamento estratégico de sustentabilidade. Focamos em Segurança hídrica, Eficiência na produção e distribuição de água, Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas de forma transversal na Iguá, ou seja, em todas as áreas e projetos da companhia temos o cuidado de trazer esses pontos na estruturação de frentes de trabalho”, completa a executiva.

A companhia também investe em soluções que promovam a valorização do recurso. Desde 2020, a Iguá aporta recursos na RefilMe que criou a Estação de Reabastecimento de Água (ERA), bebedouro acionado por aplicativo que fornece água gelada gratuitamente à comunidade e incentiva a redução no uso de garrafas plásticas descartáveis. A iniciativa venceu o concurso de inovação Iguá Lab e já está à disposição da população de cidades como Cuiabá e Paranaguá.

Além dos investimentos e esforços da Iguá, outro agente da cadeia de valor da distribuição e do consumo de água é essencial para que o uso consciente de água seja uma realidade e beneficie a todos: a população. Para incentivar as pessoas a usarem o recurso natural com responsabilidade, a Iguá tem promovido em suas redes sociais e nos demais pontos de contato com seus clientes a campanha “Sua Diferença”. As peças de comunicação mostram iniciativas e dicas simples de serem realizadas no dia a dia, mas que são eficazes e importantes. A campanha está disponível no Instagram, Facebook e LinkedIn da Iguá Saneamento.

Sobre a Agreste Saneamento

A Agreste Saneamento, pertencente ao Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada (PPP) com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Em 2020 a concessionária foi reconhecida como a melhor companhia para se trabalhar em Alagoas pelo Great Place To Work (GPTW) e recebeu o destaque nacional entre as cem melhores de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também em 2020, foi selecionada pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.