Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Nível do rio Mundaú passa de 5m em União e Murici e atinge cota de inundação, alerta CPRM

Previsões continuam apontando que o rio continuará em elevação nas próximas horas devido às fortes chuvas

O Rio Mundaú atingiu, nesta quarta-feira (24), a cota de inundação nas cidades de União dos Palmares e Murici, na Zona da Mata de Alagoas, de acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Às 10h, o nível do rio estava em 5,43 metros, na cidade de União dos Palmares, e 5,01 metros, em Murici. Para se ter uma ideia, a cota de inundação em União dos Palmares é de 4,88 metros.

Equipes do SGB estão acompanhando a situação nas cidades alagoanas, realizando a medição do nível do rio em União e também em Santana do Mundaú. O órgão está emitindo boletins sequenciais e previsões, que continuam apontando que o rio continuará em elevação nas próximas horas devido às fortes chuvas que atingem o estado.

As informações do monitoramento estão sendo encaminhadas aos gestores municipais para subsidiar a tomada de decisões por parte dos órgãos relacionadas à mitigação dos impactos de eventos hidrológicos extremos, tendo como principal objetivo salvaguardar a vida da população atingida, sobretudo as famílias ribeirinhas.

Artigos Relacionados

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios alagoanos de União dos Palmares e Murici, beneficiando uma população de 89.064 habitantes.

A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% no estado de Pernambuco e 48% em Alagoas. O monitoramento da bacia conta com o apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH).

*com informações da assessoria.