Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Nível do rio Mundaú passa de 5m em União e Murici e atinge cota de inundação, alerta CPRM

Previsões continuam apontando que o rio continuará em elevação nas próximas horas devido às fortes chuvas

O Rio Mundaú atingiu, nesta quarta-feira (24), a cota de inundação nas cidades de União dos Palmares e Murici, na Zona da Mata de Alagoas, de acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB). Às 10h, o nível do rio estava em 5,43 metros, na cidade de União dos Palmares, e 5,01 metros, em Murici. Para se ter uma ideia, a cota de inundação em União dos Palmares é de 4,88 metros.

Equipes do SGB estão acompanhando a situação nas cidades alagoanas, realizando a medição do nível do rio em União e também em Santana do Mundaú. O órgão está emitindo boletins sequenciais e previsões, que continuam apontando que o rio continuará em elevação nas próximas horas devido às fortes chuvas que atingem o estado.

Imagem ilustrativa da imagem Nível do rio Mundaú passa de 5m em União e Murici e atinge cota de inundação, alerta CPRM
| Foto: Defesa Civil de União dos Palmares

As informações do monitoramento estão sendo encaminhadas aos gestores municipais para subsidiar a tomada de decisões por parte dos órgãos relacionadas à mitigação dos impactos de eventos hidrológicos extremos, tendo como principal objetivo salvaguardar a vida da população atingida, sobretudo as famílias ribeirinhas.

Artigos Relacionados

O Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Mundaú possui oito pontos de monitoramento nos rios Mundaú, Canhoto e Inhumas, com previsão hidrológica para os municípios alagoanos de União dos Palmares e Murici, beneficiando uma população de 89.064 habitantes.

A bacia do rio Mundaú abrange uma área de 4.150km², sendo 52% no estado de Pernambuco e 48% em Alagoas. O monitoramento da bacia conta com o apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH).

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas