Nevoeiro surpreende moradores de municípios da Grande Maceió nesta quinta-feira

O fenômeno meteorológico pôde ser visto no céu de vários bairros da capital e em localidades próximas no interior do Estado

Um nevoeiro surpreendeu moradores de municípios da Região Metropolitana nesta quinta-feira (23). O fenômeno meteorológico pôde ser visto no céu de vários bairros da capital e em localidades próximas no interior do Estado.

Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira e São Miguel dos Campos foram alguns dos municípios alagoanos onde a neblina foi registrada.

Quem mora na parte alta da capital ficou impressionado com o cenário. Motoristas precisaram redobrar a atenção ao dirigir, já que a visibilidade ao longe ficou comprometida.

Além do nevoeiro, a temperatura nestas regiões também caiu. A máxima registrada, por exemplo, no bairro Antares, no comecinho da manhã, não ultrapassou os 19ºC.

O que é o nevoeiro?

O Climatempo explica que o nevoeiro é fenômeno meteorológico que causa grande restrição da visibilidade horizontal, podendo ser parcial ou totalmente responsável por muitos acidentes com veículos em estradas, com aviões e com navios.

Tecnicamente o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície. A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são outras condições importantes para a formação do fenômeno.

O nevoeiro é como uma nuvem, mas a base se forma próxima do solo. A visão do nevoeiro é como uma enorme nuvem, de cor esbranquiçada, que, dependendo da sua densidade, pode impedir a visão de objetos a poucos metros de distância.