Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MPE define regras para festas de réveillon em três cidades de Alagoas

Prefeituras de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras terão de seguir várias recomendações

O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio das promotorias de Justiça de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para disciplinar as festividades de virada de ano na região. Representantes das três Prefeituras participaram da audiência pública e aceitaram as condições de realização dos eventos.

Na ocasião, foram determinadas regras para a melhoria da segurança, obrigando os organizadores dos festejos a contratarem seguranças em número suficiente, além de promoverem a instalação de câmeras nos locais. Em cada evento, a guarda municipal dará apoio aos agentes de segurança pública, que contará também com reforço no policiamento ostensivo pelas polícias Militar e Civil.

Leia também

O trânsito também passará por modificações. Será proibido estacionar nas vias principais, de modo que os organizadores deverão disponibilizar espaços próprios para estacionamento de ônibus e demais veículos. Com o apoio do Instituto do Meio Ambiente, a organização dos eventos intensificará o trabalho de educação ambiental e de limpeza do lixo após as festas.

Já o combate à poluição sonora e o respeito aos horários de inicio e fim das festividades também serão alvos de atenção especial por parte do poder público.

Festa particular

As principais festas particulares da região serão promovidas pela empresa "Tamo Junto", que, segundo o promotor de Justiça Thiago Chacon, mostrou-se receptiva ao Termo de Ajustamento de Conduta. Segundo o MPE, a produtora de eventos demonstrou sua preocupação social e ambiental nos eventos que ocorrerão na denominada Rota Ecológica, especificamente, na Praia do Marceneiro e em Passo do Camaragibe, no período de 26 de dezembro a 03 de janeiro.

"O TAC prevê obrigações para todas as festas, já que a empresa organizadora será a mesma. Foi uma boa oportunidade de se integrar a iniciativa privada ao interesse público, fazendo com que uma festa, que já vem se tornando tradicional em todo o país, tenha também um viés social e ambiental. Houve um interesse em se garantir o desenvolvimento sustentável e um legado para estas cidades", disse o promotor de Justiça.

Mais emprego

Com relação aos turistas, municípios e organizadores ficaram encarregados em disponibilizar as equipes para recepcioná-los. As equipes serão espalhadas pelas cidades, com roupas diferenciadas e material gráfico informativo para distribuição, orientando sobre as vias de acesso, locais de estacionamento e endereços de pousadas, por exemplo.

A empresa organizadora, por sua vez, comprometeu-se a investir no bem-estar social da região, buscando contratar, prioritariamente, mão de obra dos três municípios, e realizando oficinas e cursos de treinamento profissional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas