Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MPE apura falta de estrutura, de pessoal e inquéritos pendentes em delegacias

Promotora fez visita técnica e constatou série de irregularidades no 8º e no 21º Distritos

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu procedimento administrativo para investigar possíveis irregularidades e ilegalidades cometidas na carceragem no 8º e no 21º Distritos Policiais da capital. O método, segundo o órgão, revela nítido desvio de função da atividade policial. Além disso, vão ser apuradas a falta de estrutura, de pessoal e o elevado volume de inquéritos pendentes nestas delegacias.

A investigação foi instaurada pela promotora de Justiça Karla Padilha Rebelo Marques, titular da Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial e Tutela da Segurança Pública. As portarias contendo a instauração das medidas foram publicadas na edição desta quarta-feira (16), do Diário Oficial Eletrônico do MPE.

Leia também

Os procedimentos administrativos visam ao acompanhamento e à fiscalização da situação estrutural e de pessoal do 8º e do 21º Distritos Policiais da capital.

A promotora fez uma visita técnica a estas unidades policiais e constatou uma série de problemas na rotina de trabalho. Verificou ausência de pessoal; acúmulo, por parte de uma única delegada de polícia, de dois distritos com atribuição em bairros que demandam exaustiva atividade investigativa; estrutura física nitidamente deficitária; depósito irregular de materiais apreendidos; e inexistência de materiais de trabalho, como computadores e demais instrumentos de escritório, em quantidade e qualidade adequadas.

Karla Padilha ainda percebeu uma quantidade enorme de inquéritos policiais e boletins de ocorrência em tramitação, sendo a maioria relativa às demandas provenientes do bairro do Benedito Bentes.

De acordo com ela, no 8º Distrito, especificamente, os agentes de polícia estavam atuando na carceragem, o que caracteriza desvio de função e, em tese, compromete as atribuições da Polícia Judiciária na apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.

Além disso, a estrutura destes distritos não foi criada para figurar como estabelecimento prisional por um período longo, como tem acontecido. Há risco iminente de fuga, motim ou outras circunstâncias que comprometam a rotina das delegacias.

"A atividade de carceragem exige da Delegacia de Polícia a presença de agentes em regime de plantão apenas para o exercício da custódia, comprometendo-se, sobremaneira, o princípio da eficiência, ao se reduzir, demasiadamente, o efetivo do distrito", considerou a promotora.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas