Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MP diz que vai solicitar informações à Sesau sobre aquisição de respiradores

Ao todo, 30 unidades deveriam ter sido adquiridas através do Consórcio Nordeste, alvo de operação

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), por meio da Força-tarefa contra a Covid-19, decidiu que solicitará à Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) informações a respeito da aquisição de respiradores pelo Estado de Alagoas, até o momento. A medida abrange, inclusive, as 30 unidades que deveriam ter sido adquiridas através do Consórcio Nordeste, comandado pelo Governo da Bahia, e uma suposta antecipação de pagamento que já tenha sido feita.

A força-tarefa também requisitará as providências que já foram adotadas acerca do caso, uma vez que os respiradores não chegaram a Alagoas.

Leia também

E, em paralelo a isso, será ainda solicitado ao Ministério Público da Bahia o compartilhamento das informações colhidas, até o momento, sobre o assunto.

Só após receber esses dados é que a força-tarefa analisará se haverá necessidade da adoção de outras providências para apuração de sua responsabilidade.

ÚLTIMA COMPRA

A última compra de respiradores pelo Governo Renan Filho (MDB) aconteceu no ano passado, bem antes da pandemia do novo coronavírus. O próprio Estado publicou esta informação no Portal da Transparência Graciliano Ramos, na sessão específica de despesas com a Covid-19. Portanto, durante o enfrentamento da doença, Alagoas não adquiriu nem recebeu ventiladores mecânicos.

Seriam 74 aparelhos que foram comprados, em 2019, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no valor de R$ 3.947.297,00. Estes equipamentos ficam instalados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais e acabam sendo imprescindíveis para salvar vidas. São eles que ajudam a funcionar os pulmões dos pacientes debilitados pelas Síndromes Respiratórias Agudas Graves.

OPERAÇÃO

A Polícia Civil da Bahia prendeu três pessoas, na manhã da última segunda (1º), que têm ligações com a empresa Hempcare, a escolhida pelo Consórcio Nordeste para vender, mas não entregou respiradores em plena pandemia de Covid-19. O Governo de Alagoas anunciou, no mês passado, que havia adquirido, nesta compra coletiva, 50 ventiladores mecânicos, mas que, até a data de hoje, os equipamentos não chegaram ao Estado.

A investigação policial baiana apontou que o colegiado pagou R$ 48 milhões por aparelhos que não foram distribuídos aos estados da região, e o dinheiro sequer foi devolvido. O grupo alvo da ação seria especializado em estelionato, praticando fraudes na venda de equipamentos hospitalares.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas