Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MP cobra da Arsal licitação para substituir Veleiro no transporte intermunicipal

Segundo órgão, empresa não tem como continuar operando a linha Maceió-Rio Largo e vem desrespeitando direitos trabalhistas

O Ministério Público Estadual (MPE) cobrou da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) a realização da licitação para que uma nova empresa passe a ser permissionária do serviço de transporte coletivo operado pela Veleiro, uma vez que esta não tem conseguido atender, da forma correta, consumidores do município de Rio Largo.

O órgão afirma que tem participado, de forma frequente, de reuniões que objetivam a melhor prestação de serviço aos usuários de transporte coletivo que precisam se locomover entre os municípios de Maceió e Rio Largo.

Leia também

Além disso, conforme o órgão, a Veleiro não tem respeitado os direitos trabalhistas dos seus colaboradores, o que vem gerando uma sequência de greves. Para o MPAL, a alternativa mais viável, neste momento, é a contratação, de forma emergencial, de outra empresa até que o processo licitatório seja realizado.

Na última quarta-feira (19), a reunião ocorreu, por videoconferência com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). "São encontros difíceis porque todos nós sabemos que a Veleiro desrespeita trabalhadores e usuários do transporte público coletivo. Nessa reunião no TRT, por exemplo, que contou com as presenças da promotora de Justiça Fernanda Moreira - Fazenda Pública Municipal, e representantes do Judiciário, do Ministério Público do Trabalho, da Arsal, da Procuradoria-Geral do Estado, da SMTT, do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte coletivo e da própria Veleiro, ficou claro que a empresa não tem como permanecer operando a linha Maceió-Rio Largo. A situação é gravíssima, porque ela não respeita os direitos das pessoas com deficiência e dos idosos, não cumpre com suas obrigações trabalhistas e possui uma frota completamente sucateada", explicou o promotor de Justiça Magno Alexandre Moura, da 2ª Promotoria de Justiça de Rio Largo.

Contratação emergencial

Para o promotor de Justiça, a alternativa mais viável que está sendo discutida é a realização de uma contratação emergencial para que uma nova empresa possa operar entre as cidades de Maceió e Rio Largo.

"Sugestionamos essa possibilidade à Arsal, uma vez que o Estado de Alagoas é o responsável por esse tipo de serviço. Então, a nossa proposta foi para que a agência reguladora promova a contratação emergencial até que a licitação seja feita. Mas isso precisa ocorrer de forma urgente, porque não há mais para esperar. Inclusive, o contrato com a Veleiro já está vencido, ou seja, não há razão para esperar mais. A população de Rio Largo deve saber que o Ministério Público está cobrando, porque o serviço precisa ser prestado com qualidade. Ha muito tempo, os moradores da cidade estão sendo prejudicados e eles não podem mais seguir assim, sem que o poder público faça aquilo que é da sua responsabilidade", completou Magno Alexandre Moura.

O Ministério Público também participou, recentemente, de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Rio Largo, promovida pela comissão de transportes daquele Poder Legislativo, com a mesma finalidade de discutir a má prestação de serviços da Veleiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas