Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

MP ajuíza ação para garantir salários de servidores e comissionados de Arapiraca

Prazo requerido à Justiça foi de 48 horas para a regularização dos pagamentos, com possibilidade de bloqueio de valores

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), ajuizou, nessa quinta-feira (2), uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Prefeitura de Arapiraca efetue o pagamento do 13º e dos salários dos servidores e comissionados lotados no município. O prazo requerido pelo MP para a regularização foi de 48 horas, com possibilidade de bloqueio de valores em caso de descumprimento.

De acordo com o promotor de Justiça Rogério Paranhos, da 4ª Promotoria de Arapiraca, os comissionados ainda estão sem receber os salários referentes ao mês de novembro de 2019, e os servidores das Secretarias da Saúde, Administração e outras áreas aguardam o depósito do 13° salário.

Leia também

Procurada pelaGazetaweb, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca informou que não foi notificada oficialmente da ação civil pública. Dessa forma, ainda não pode se pronunciar sobre o assunto. Quanto aos pagamentos em aberto, a previsão do Município é regularizar a situação até este mês de janeiro.

Caso o pedido do Ministério Público seja deferido, a Prefeitura de Arapiraca terá 48 horas para cumprir com o que determina a lei, caso contrário, serão aplicadas multas e feitos os bloqueios de valores que garantam o direitos dos trabalhadores, ou seja, o pagamento dos salários e do 13°, já mencionados.

"As pessoas prestaram serviço, deslocaram-se de suas residências e têm seus compromissos, sobrevivem, na sua grande maioria, exclusivamente, daquele salário. E é lei, você tem de ser remunerado pelas atividades desenvolvidas. O Ministério Público só está pedindo que cumpra o que determina a lei e que os servidores sejam respeitados. Caso seja acatado o nosso pedido pela Justiça e não atendam, adotaremos medidas punitivas, como o bloqueio de valores equivalentes às folhas de pagamento em atraso", afirma o promotor Rogério Paranhos.

O Ministério Público pede, também, que, no mesmo prazo, o Município apresente as folhas de pagamento pendentes.

Confira a nota da Prefeitura de Arapiraca na íntegra: 

A Prefeitura de Arapiraca não foi notificada oficialmente da ação civil pública pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL). Por isso, ainda não pode se pronunciar sobre o assunto. 

Quanto aos pagamentos em aberto, a previsão do Município é regularizar a situação até este mês de janeiro. Vale ressaltar que a Prefeitura vem cumprindo o cronograma de pagamentos, de acordo com tabela publicada no dia 30 de dezembro. 

Ressaltando que 100% dos aposentados e pensionistas, que agora recebem em uma única faixa, estão com os vencimentos atualizados, incluindo o 13º salário.

Além dos aposentados e pensionistas, a Prefeitura depositou, nesta quinta-feira (2), os vencimentos referentes ao 13º dos servidores da saúde, administração geral, comissionados e contratados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas