Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Missa solene de Corpus Christi reúne fiéis na Catedral Metropolitana

Programação se estende até o horário da tarde com a realização da procissão do Santíssimo Sacramento

Fiéis e representantes da comunidade católica e eclesiástica se reuniram nesta quinta-feira (8), na Catedral Metropolitana, no Centro, em Maceió, para a realização missa solene de Corpus Christi.

A data é comemorada na segunda quinta-feira depois do domingo de Pentecostes e celebra o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Durante a homilia, o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, relembrou o sentido da festa. "A tradição da Igreja faz um corte da instituição da Eucaristia e traz para hoje a celebração do Corpo e Sangue de Cristo. A quinta-feira da Semana Santa nos prepara para este dia", colocou o arcebispo.

Leia também

"Quando Jesus institui a Eucaristia, usa o verbo 'ser' e diz: isto é o meu corpo. Isto é meu sangue. Estas palavras formam o mistério da presença de Cristo em nosso meio.

Ele pontualiza na nossa fé, na nossa cabeça, o que cremos. Jesus não diz: esse pode ser, isso se parece. Ele afirma que foi, é e sempre será seu corpo", completou. Dom Muniz relembrou que a Igreja reza nesta data pelo Papa Francisco que passou por uma cirurgia. A programação segue com adoração ao Santíssimo Sacramento das 10h30 às 16h.

A solene Procissão pelas ruas do Centro segue à Praça dos Martírios onde será celebrada a terceira missa do dia. No Santuário Eucarístico Arquidiocesano haverá uma Celebração Eucarística, às 12h.

O Setor Juventude da Arquidiocese está responsável pela confecção do tradicional tapete de Corpus Christi, que será feito ruas que passará o carro com o Santíssimo Sacramento, no seguinte Itinerário: Rua 2 de dezembro, Rua Oliveira e Silva, Praça Montepio dos Artistas, Rua Barão de Penedo, Praça Marechal Deodoro, Rua Cincinato Pinto, Rua Melo Morais e Praça dos Martírios.

Restauro da Catedral

Na ocasião, foi mostrado aos presentes uma parte do restauro do altar do Santíssimo Sacramento, fazendo parte de toda a reforma da Catedral que já entregou o altar de Nossa Senhora dos Prazeres, do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora das Vitórias. "Ainda não está totalmente pronto, mas os fiéis e os apreciadores da cultura e das artes já podem vir olhar", disse o metropolita sobre o altar de 1875.

*Com Assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas