Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Médicos cobram do Governo de Alagoas reposição de 20% de salários atrasados

Valor é decorrente de oito anos de perdas e queda nos rendimentos dos profissionais

Em meio à luta contra a pandemia de Covid-19, que assola o país e Alagoas, colocando os profissionais médicos na linha de frente, a categoria realizou um amplo estudo de impacto financeiro e elaborou um Plano de Cargos e Carreiras (PCC). A proposta, construída pelo Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), foi apresentada ao secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, em reunião no início da noite dessa quarta-feira (12). O escalonamento percentual varia de 11% a 20% e é decorrente de oito anos de perdas e queda nos rendimentos dos profissionais.

"Estamos trazendo depois de um estudo uma proposta de reajuste dentro de um Plano de Cargos e Salários (PCC) que precisamos, já que, nos últimos oito anos, nós não recebemos. Repito: não é aumento salarial, mas sim, reajuste. O nosso reajuste vai variar de 11% a 20%; é o que a gente espera dessa luta dos últimos oito anos, e, agora, nesse período de pandemia", disse o presidente Marcos Holanda.

Leia também

O presidente considerou importante o envio para a Assembleia Legislativa (ALE) de um projeto de recomposição de perdas inflacionárias de pouco mais de 4%. Porém, ao longo dos anos, a categoria teve o seu salário achatado e, por isso, precisa recompor-se como prevê a lei. Ele lembra que já há uma legislação que reconhece a carreira de médico dentro da estrutura administrativa do Estado.

"Já existe a lei, mas falta o PCC da classe. Trouxemos aqui uma proposta objetiva de forma enxuta e fácil para não onerar o Estado e venha a sofrer com isso. Temos certeza de que vai facilitar para a categoria e para o governo", completou o presidente.

Estudo

Para chegar ao entendimento de que é possível garantir o reajuste por meio do PCC, o Sinmed recorreu a um estudo de impacto financeiro realizado pelo professor e especialista em contas públicas, Diego Farias. Ele fez um detalhado levantamento em relação aos gastos dos governos anteriores à gestão do governador Renan Filho (MDB).

O foco foi analisar os gastos com pessoal diante do que o Estado arrecadou nesse período. Os números favoreceram a gestão pública. Sendo assim, ele está convicto de que há reservas para garantir o pagamento sem provocar grande impacto e, principalmente, comprometimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

"Hoje o Estado de Alagoas possui a menor relação com a Despesa Total com Pessoal (DTP) em relação à sua Receita Corrente Líquida (RCL). Isso quer dizer que o Estado está arrecadando mais e gastando menos com despesa total de pessoal. Para se ter uma ideia, hoje o Estado está com 39% da sua DTP relacionada à sua despesa líquida. Ou seja, é o menor índice da série histórica em todas as gestões, desde o Governo Teotônio Vilela até dezembro de 2020. Alagoas tem 39% em relação à folha de pagamento, quer dizer que tem aí uma margem de 11% para o servidor almejar a sua reposição inflacionária e ganho real", explicou Diego.

O estudo levou em consideração dados públicos sobre o Relatório Resumido de Execução Orçamentária, publicado bimestralmente e o Relatório Geral Fiscal divulgado a cada quatro meses. De acordo com o especialista, eles são mecanismos de controle oriundos da LRF.

"Sendo assim, esses dois mecanismos vão para a Secretaria do Tesouro Nacional, na qual eles são consolidados para o Balanço Geral da União. Então, são dados consolidados e que estão com a assinatura eletrônica do governador e do secretário Estadual da Fazenda, (George) Santoro. Dinheiro tem até com superavit, inclusive com aumento da receita tributária (IPVA, ICMS e ITCMD) estadual, agora em 2021, de mais de 15% em relação ao mesmo período do ano passado", completou Diego.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas