Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Marechal se tornará a 1° cidade do Brasil a ter biblioteca pública em uma Igreja

Espaço vai funcionar na Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que será totalmente restaurada para receber o projeto

Marechal Deodoro irá se tornar a primeira cidade do Brasil a ter biblioteca pública em uma uma igreja. É que a secular Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que fica localizada na Rua Dr. Ladislau Neto, no Centro Histórico, será totalmente restaurada para receber o projeto bibliotecário. A ordem de serviço para o início das obras aconteceu na manhã desta quinta-feira (12).

Com o projeto oriundo da Superintendência Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, a obra está orçada em R$1,3 milhão, tendo os recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), garantidos pelo Deputado Federal Sérgio Toledo e pelo Senador Fernando Collor.

Leia também

Os espaço receberá restauração no piso, telhado, altares e paredes, além de todo o coro que também será revitalizado. Após a restauração, será implantada a estrutura para a montagem da biblioteca municipal, com estandes, mesas, cadeiras, computadores, entre outros. A obra tem por objetivo reativar o espaço utilizando-o a favor da educação.

Durante a solenidade de ordem de serviço, o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, falou da importância da reabertura da biblioteca pública para o município em uma estrutura digna e única no país.

"A biblioteca pública de Marechal Deodoro foi fechada há anos, e nós iremos reabri-la. Será mais um benefício para os deodorenses, que terão uma biblioteca dentro de uma igreja, isso é valorização do nosso patrimônio. Quero agradecer ao deputado Sérgio Toledo e ao Senador Fernando Collor por todo apoio e dedicação com a nossa cidade", afirmou o prefeito.

A IGREJA

Sendo um dos monumento mais antigos e importantes do Centro Histórico de Marechal Deodoro, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos teve sua pedra fundamental lançada em 1757, mas só ficando concluída em 1860. Com mais de 260 anos, a Igreja nunca passou por um processo de restauro, resultando em uma estrutura arruinada e sem utilização. A obra tem por objetivo reativar o espaço utilizando-o a favor da educação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas