Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Marcando início das comemorações dos 90 anos, OAB Alagoas realiza primeira reunião do Conselho

Momento registrou o lançamento de selo comemorativo e da Medalha Hermann Baeta

A primeira reunião com a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), eleita para o triênio 2022/2024 e presidida por Vagner Paes, tendo Natália Von Sohsten como vice, foi realizada nesta sexta-feira (21), pelo Conselho Estadual da Ordem.

O momento também trouxe comemorações do aniversário de 90 anos da OAB Alagoas, que vão ser realizadas durante todo o ano. Também houve lançamento de selo comemorativo e da Medalha Hermann Baeta, que será entregue aos advogados José Areias Bulhões e Maria do Socorro Vaz Torres. A data da entrega da medalha ainda será divulgada.

“Este será o ano de comemoração dos 90 anos da OAB Alagoas, porque afinal são 90 anos de serviços prestados à advocacia, aos sistema jurisdicional e à sociedade. Esta foi uma sessão histórica, com a criação da Medalha Hermann Baeta, que presidiu o Conselho Federal da OAB no momento mais difícil desta país, que foi a redemocratização. Nada mais justo do que resgatar a memória deste grande advogado e grande alagoano. Os homenageados com a medalha são dois grandes advogados, que têm serviços prestados não só à advocacia como à sociedade alagoana”, destacou o presidente Vagner Paes.

De acordo com a OAB/AL, os primeiros homenageados com a Medalha Hermann Baeta são o advogado José Areias Bulhões, membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB Alagoas, e a advogada e professora Socorro Vaz, que não participou do evento devido ao falecimento do pai.

Já José Areias Bulhões participou de forma on-line da reunião. Na ocasião, ele disse que se sentiu sensibilizado e honrado com a homenagem. “Credito a honraria a todos os advogados alagoanos. Participo e participo ativamente, acompanhando de perto os trabalhos da instituição desde 1973. Fico sensibilizado e honrado em receber a Medalha Hermann Baeta, que tem um grande significado para todos os advogados."

Na reunião, os presentes ainda votaram outras proposituras, como a divulgação de um edital para que todos os advogados possam participar das comissões da entidade, democratizando o acesso. Uma Comissão de Comunicação e Relações Institucionais da OAB Alagoas foi criada e o Conselho do Jovem Advogado, que agora se chama Conselho da Jovem Advocacia, foi ampliado. O presidente Vagner Paes também fez um resumo das ações realizadas nesses primeiros 14 dias de gestão.

Se recuperando da Covid-19, a vice-presidente da OAB Alagoas, Natália Von Sohsten participou da primeira reunião do conselho de forma on-line. “Hoje é um dia muito especial, marca a primeira reunião do conselho e o início das comemorações dos 90 anos da OAB Alagoas. É o primeiro passo desta nova gestão. Que tenhamos uma gestão de muito trabalho e harmonia”, disse.

Hermann Baeta

Quem dá nome à medalha concedida pela OAB-AL é Hermann Assis Baeta, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de 1985 a 1987 e um dos vanguardista nas principais discussões sobre a redemocratização do País. Filho de um tabelião em Coruripe, sua cidade natal, deveria tomar conta do cartório do pai, mas rejeitou a proposta e decidiu ir para Maceió, onde iniciou seus estudos na Faculdade de Direito de Alagoas.

Logo se envolveu com política estudantil e acabou se tornando o secretário-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE). Devido a sua entrada na UNE, mudou-se para o estado do Rio de Janeiro. Lá, foi transferido para a Faculdade Nacional de Direito, onde se formou, em 1962. Durante toda sua vida, Hermann Baeta se dedicou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

História da OAB Alagoas

Desde que foi criada, em 21 de janeiro de 1932, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) tem em sua história não apenas a defesa intransigente dos interesses da classe, mas também a busca incessante dos direitos da sociedade garantidos nas leis de nosso país. O primeiro presidente da Ordem em Alagoas foi o bacharel em Direito José Quintella Cavalcanti.

Sem sede própria no início, reuniões, eventos e demais atividades desenvolvidas pela instituição aconteciam em auditórios de outras entidades do estado, como o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHG/AL) e Academia Alagoana de Letras. Dois anos depois, a instituição se instalou no Centro de Maceió, em uma sala do Edifício Brêda e em um espaço do extinto Fórum da Capital.

Em 1980, a Ordem conquistou sua sede própria, na antiga Faculdade de Direito da capital alagoana, onde funcionou durante 33 anos. Em 2013, a nova Casa da Advocacia foi inaugurada, num espaço mais moderno e amplo, onde os direitos dos advogados e a defesa da democracia, da cidadania e das garantias constitucionais continuam sendo o sentido de existência da classe advocatícia.

A Seccional Alagoana possui atualmente 18.700 advogados inscritos, mantém dezenas de comissões, que atuam constantemente no trabalho de estudos e ações em prol de toda a advocacia e sociedade. São seis Subseções: Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, que atuam em conjunto com a Seccional para garantir a defesa das prerrogativas e o livre exercício da profissão em todo o estado.