Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Liberação de algumas áreas em condomínios residenciais começa a ser feita

Ação acontece com regras ainda maiores de controle

Com a pandemia do novo coronavírus, fez-se necessário o isolamento social em várias localidades. Contudo, como muitas pessoas vivem condomínios residenciais, a grande maioria adotou medidas para prevenir a propagação do vírus nesses ambientes, como o fechamento de piscina, áreas de lazer e o uso obrigatório de máscara nas mediações.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei 14.010/2020, que cria um regime jurídico emergencial durante a pandemia. Dentre os dispositivos vetados, está o que impede a concessão de liminar (decisão judicial provisória) em ações de despejo e o que dá aos síndicos o poder de restringir o uso de áreas comuns e proibir festas.

Leia também

O síndico profissional, Saulo Jorge, explicou que medidas como essas foram adotadas na grande maioria dos condomínios e aceitas bem pelos moradores. Com o início da retomada das atividades, algumas atividades já podem ser executadas, como explica ele.

"Na última semana, fiz a reabertura de algumas áreas de lazer em 03 prédios, e com ressalvas, tipo, 03 pessoas, no máximo, na academia com duração de 01 hora por dia, área da piscina com limite de pessoas e salão de festas, somente festas para pessoas da mesma família".

Dentre outros pontos, a norma regula as relações em condomínios residenciais. A assembleia condominial poderá ocorrer de forma virtual, até 30 de outubro deste ano. O meio remoto poderá ser adotado, também, para viabilizar assembleias e reuniões em sociedades comerciais.

Para condomínios que tiverem mandatos de síndicos vencendo durante a pandemia e não puderem realizar assembleias virtuais, os mandatos serão prorrogados, de forma automática, até 30 de outubro deste ano.

O advogado especialista em Direito Condominial, Cezar Nantes, explica a legislação apesar de "tirar" alguns poderes do síndico, isso não muda a autonomia do mesmo para punir aqueles que descumprirem com as regras.

"O síndico nessa pandemia tem papel fundamental e, inclusive, responde civil e criminalmente pelas suas ações ou omissões no condomínio. Nesse momento, inicialmente, deve ocorrer a conscientização através de informações e esclarecimentos. Se o síndico verificar descumprimento de regras, poderá advertir e multar, conforme seu Regimento Interno e Convenção. Fora isso poderá procurar autoridades competentes, pois o descumprimento do Decreto no estado de Alagoas caracteriza crime contra a Saúde pública", afirmou.

Tais descumprimentos podem levar a atitudes mais drásticas, como explica Nantes. "A expulsão do morador é prevista no Código Civil, mas, desde que sejam tomadas diversas medidas administrativas e judiciais, e seja comprovado que ele é um condômino antissocial, ou seja, ele atrapalha - de forma geral - a tranquilidade da coletividade. Esse condômino deve ser inicialmente advertido, multado, deve ser comprovado - de forma clara - que ele está prejudicando o ambiente condominial, e, após essas medidas, o condomínio deve buscar o Judiciário".

Todo morador deve respeitar e denunciar quando as regras não forem cumpridas. Isso, visando evitar a propagação do vírus, principalmente, em sua localidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas