Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Júri Popular absolve cinco réus pela morte do cabo Gonçalves

Defesa alegou não haver provas sobre a participação dos réus no assassinato; promotor vai avaliar se MP vai recorrer da decisão

O Júri Popular absolveu os cinco acusados de serem os executores de José Gonçalves da Silva Filho, o cabo Gonçalves, crime ocorrido em 1996. A sentença saiu nesta quarta-feira (25) após dois dias de júri popular, no Fórum da Capital, presidido pelo juiz Yulli Roter Maia, da 7ª Vara Criminal da Capital.

Os réus foram Valdomiro dos Santos Barros, Talvanes Luiz da Silva, José Luiz da Silva Filho, Eufrásio Tenório Dantas e Daniel Luiz da Silva Sobrinho.

De acordo com a sentença, em relação à imputação criminal apresentada em face dos réus, os jurados não reconheceram a autoria delitiva do crime. Com isso, foram absolvidos da acusação de homicídio qualificado.

A defesa alegou não haver provas sobre a participação dos réus no assassinato. Após a sentença, o promotor de justiça Thiago Riff informou que o Ministério Público irá avaliar se vai ou não recorrer da decisão.

Cabo Gonçalves era reformado da Polícia Militar quando entrou na política, como deputado estadual. Ele era suspeito de integrar o crime organizado em Alagoas, a chamada "Gangue Fardada". O militar foi assassinado com tiros de metralhadora em um posto de combustível de Maceió.

O crime ocorreu em 9 de maio de 1996, por volta das 11h, no Auto Posto Veloz, localizado na Avenida Menino Marcelo, em Maceió. Segundo os levantamentos feitos pela Polícia Civil na época, o Cabo Gonçalves foi morto com mais de 40 tiros de metralhadora e espingarda calibre 12, disparados de curta distância por um grupo de doze homens, fortemente armados, que fugiram em três veículos.

As investigações na época apontaram a participação dos irmãos Marcos Antônio Cavalcante e o ex-tenente-coronel Manoel Cavalcante, que no dia do crime ficou em seu veículo, prestando auxílio aos executores, segundo o processo. Os irmãos Cavalcante foram apontados como chefes do grupo criminoso que ficou conhecido como "Gangue Fardada".