Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Internação de vacinados com duas doses é quase zero em AL, diz infectologista

Um ano após início da vacinação contra Covid-19, especialista reafirma necessidade de imunização

Reforçando um discurso que vem sendo repetido desde o dia 19 de janeiro do ano passado, quando teve início a vacinação contra a Covid-19 em Alagoas, a médica infectologista Claudiane Bezerra pediu, mais uma vez, que a população procure se imunizar assim que tiver a oportunidade. 

A profissional também enfatizou que as pessoas não devem escolher vacina e nem ter medo dos efeitos colaterais. Segundo ela, é importante completar o ciclo vacinal e que pessoas vacinadas com as duas doses  e a dose de reforço internam quase zero em Alagoas. "As pessoas não imunizadas têm maiores chances de se infectar e de desenvolver formas graves da Covid-19, como também de ficarem internadas", disse. 

Leia também

Em Alagoas, após um ano do início da vacinação, mais de 286 mil alagoanos ainda não tomaram nenhuma dose contra Covid, o que preocupa Claudiane. A médica lembrou que o objetivo principal da vacina é evitar casos graves da doença, que possam ter como desfecho internação em UTI [Unidade de Terapia Intensiva]  e óbito, e depois evitar a disseminação do vírus. 

"Observamos que, neste momento, as pessoas que estão internando com a Covid-19 são aquelas que não tomaram a vacina ou que não concluíram o esquema vacinal. A vacina é importante para evitar formas graves da doença, levando a sintomas mais brandos e deixa o indivíduo com potencial de carga viral mais baixa, fazendo com que ele dissemine menos o vírus", frisou. 

Ainda sobre as vacinas, Claudiane Bezerra destacou que a capacidade de proteção delas está diretamente ligada à quantidade de vírus que circula nos ambientes. Por isso é tão importante que a população continue obedecendo aos protocolos de segurança e, principalmente, cuidando o distanciamento social, para ajudar a evitar a disseminação. 

"No momento, há uma grande circulação do vírus SARS-CoV-2 - Covid-19 -, então, mesmo as pessoas vacinas, elas precisam manter as medidas de precaução já bastante disseminadas: uso correto da máscara, higienização frequente das mãos e evitar tocar em mucosas de olhos, boca e nariz sem que esteja com as mãos adequadamente limpas. Além disso, é essencial manter o distanciamento social'. 

A medica também alerta: "Para aquelas pessoas que estão com o esquema vacinal incompleto ou mesmo que não tomaram a vacina, além das medidas de higiene, é preciso elas procurem um posto de vacinação. Só com todos devidamente imunizados conseguiremos vencer a pandemia da Covid-19".

LEITOS

Dos 406 leitos para atender pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 200 estavam ocupados até as 16 horas da quarta-feira (19), o que corresponde a 49% do total. Até quarta, 80 pacientes estavam internados nos leitos de UTI, dois pacientes nos leitos Intermediários e 118 nos leitos de Enfermaria, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau). 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas