Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

HU entrega, na segunda, novo acelerador linear para tratamento de câncer

Equipamento vai dobrar a capacidade de atendimento no hospital; ministro participará da solenidade

Com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, o Hospital Universitário inaugura, nesta segunda-feira (16), às 11h, a obra de reforma do bunker, estrutura especial onde foi instalado o novo acelerador linear do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), equipamento que será entregue oficialmente. Segundo o superintendente do HU, professor Célio Rodrigues, O hospital investiu mais de R$ 1,8 milhão na reforma, com recursos próprios.

A entrega do novo acelerador linear é um benefício para a população, conquistado com muito empenho da gestão do HU e apoio de parlamentares da bancada federal alagoana no Congresso Nacional. Esse apoio evitou o descredenciamento do Cacon e que a radioterapia fosse fechada, já que o antigo acelerador estava em obsolescência e não poderia mais ser utilizado. O equipamento do HU foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde por meio do PER-SUS.

Mais agilidade

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU atende pacientes com câncer, encaminhados de várias regiões de Alagoas. O novo acelerador linear possui uma tecnologia mais avançada, permitindo diversas melhorias, das quais destaca-se o dobro da capacidade de atendimento. O número de procedimentos passará de 30 para cerca de 60 por dia.

O acelerador conta com sistemas computadorizados que permitem um cálculo de dose mais preciso, melhorando a qualidade do tratamento de radioterapia. Utilizando raios x de alta energia aplicados sobre o tumor, o equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preservar o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

“A tecnologia do novo equipamento irá proporcionar uma melhor qualidade no atendimento e uma ampliação no número de vagas para usuários que precisam realizar sessões de radioterapia, um dos procedimentos utilizados para quem tem câncer, reduzindo-se o tempo que antes era gasto na confecção dos moldes de proteção para partes do corpo do paciente que não podem ser invadidas pela radiação”, destacou Célio Rodrigues.