Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Homem diz a colega mulher que queria que 'escravidão voltasse'

Ex-funcionário de rede de resorts nega as acusações; caso foi registrado em delegacia

O Ministério Público do Rio denunciou à Justiça um homem de 64 anos por injúria racial. Ele é acusado de ter dito a uma colega de trabalho que queria que a escravidão voltasse para que a mulher fosse obrigada a fazer sexo com ele.

De acordo com o MP, o crime ocorreu em 10 de setembro, na copa do escritório da rede de resorts ClubMed, empresa onde os dois trabalhavam, na Zona Sul do Rio.

Leia também

Segundo a denúncia, Sergio Simões, de 64 anos, disse a Eunice Cides de Oliveira, de 30, que "queria que a escravidão voltasse, porque eu pegaria alguém". Em seguida, diz o documento, Sergio segurou o braço de Eunice e disse que ela "teria que fazer o que eu quisesse. Não teria conversa, você teria que fazer sexo comigo mesmo se não quisesse".

"Naquele momento, eu paralisei. E só conseguia falar pra ele: ?é sério que você tá dizendo isso? Para, eu não quero ouvir isso!?. Enquanto isso ele ria, como se fosse a coisa mais normal do mundo. E fazia gestos, como se estivesse me estuprando e me chicoteando", contou Eunice.

Eunice registrou o caso na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que indiciou Sergio, e encaminhou o caso ao Ministério Público do Rio.

"A Polícia Civil imediatamente começou a apuração, e convocou Sergio, que negou os fatos. Mas ele foi desmentido pelas testemunhas. Porque ele não só cometeu esse crime intolerável, injustificável, como os perpetrou na frente de vários colegas trabalho. A investigação da polícia foi concluída e remetida ao Ministério Público, que entendeu que há provas suficientes para o oferecimento da denúncia criminal", explicou o promotor Sauvei Lai, autor da denúncia.

Se a Justiça aceitar a denúncia, Sergio passa a ser réu. Se condenado, pode pegar de 1 a 3 anos de prisão.

Outro lado

Em depoimento à Polícia Civil, Sergio negou as acusações. Disse que entrou na copa da empresa enquanto Eunice e outras duas colegas conversavam sobre escravidão. Sergio alegou que, ao presenciar a cena, apenas disse "eu casava". O homem também negou ter segurado o braço de Eunice ou ter feito gesto de chibatadas. A GloboNews telefonou para a casa de Sergio, mas a pessoa que atendeu disse que ele não queria dar entrevista, e que o caso será resolvido na Justiça.

Em nota, a rede de resorts Club Med disse que Sergio foi demitido assim que o caso chegou ao conhecimento da diretoria da empresa.

Veja a íntegra danota:

"Ficamos todos consternados quando fomos informados sobre a situação porque é algo que vai totalmente contra nossos valores como empresa. O funcionário foi desligado imediatamente assim que a notícia chegou ao conhecimento da diretoria.

Desde o momento do ocorrido, buscamos abrir diálogo regular com a colaboradora por meio do diretor de RH, com quem ela mantém um canal de comunicação direto. A empresa sempre respeitou as ocasiões em que a colaboradora esteve de licença médica, contando com todo o nosso apoio e compreensão. Apesar do contato realizado pelo advogado, o mesmo não compareceu a nenhuma das reuniões marcadas pelo próprio.

Nosso objetivo é seguir proporcionando um ambiente de trabalho saudável tanto para ela como para todas as pessoas. Por isso, decidimos continuar investindo em treinamentos e na reestruturação de nossa política de diversidade, que se estende aos colaboradores de todo o Brasil. Para tanto contamos com o apoio da consultoria Mais Diversidade, reconhecida em sua área de atuação, e que já iniciou seus trabalhos conosco e nos apoiará neste processo.

Somos uma empresa multicultural e multirracial com milhares de colaboradores de 110 nacionalidades espalhados por escritórios e resorts em todo o mundo e nos orgulhamos disso."

Em 2019, Decradi registra 225 casos

A Decradi foi inaugurada em dezembro do ano passado. Este ano, até o dia 27 de novembro, a delegacia registrou 225 ocorrências, sendo que 39% foram de LGBTfobia; 29% de crimes raciais (sendo a maioria deles, injúria por preconceito); 27% de casos de intolerância religiosa (principalmente contra aquelas de matriz africana, como umbanda e candomblé); e 5% relacionados à xenofobia (casos de ódio contra imigrantes).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas