Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Governador anuncia empréstimo a usinas de cana-de-açúcar

Montante será destinado ao pagamento de pequenos produtores-fornecedores das empresas

O governador Renan Filho (PMDB) anunciou nesta terça-feira (22), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, a concessão de um empréstimo de R$ 1,2 bilhão a usinas de cana-de- açúcar de Alagoas. A maior parte do montante será destinada ao pagamento de dívidas das empresas aos respectivos fornecedores, dos quais cerca de 90% são pequenos produtores.

De acordo com Edgar Filho, presidente da Associação dos Produtores de Cana de Alagoas (Asplana), há meses, empresários e fornecedores já tentavam negociar o empréstimo, cujo valor deve ser pago dentro de 90 dias. "O Estado tem se preocupado com os fornecedores e com os usineiros, que estão negociando há seis meses, e agora veio essa boa notícia. Como garantia, o estado já exportou 5 cotas americanas. Acredito que, dentro de 90 dias, as usinas já recebam o montante devido a cada uma. O recurso já está liberado", explicou Edgar.

Edgar Filho afirmou ainda que hoje o estado conta com 7.500 fornecedores de cana-de-açúcar, dos quais cerca de 90% são pequenos produtores, que sobrevivem com um salário mínimo, em média. "Tem fornecedor sem receber das usinas há 3 anos, o que representa três safras. Tamanho débito vem prejudicando a classe de trabalhadores, visto que algumas dessas pessoas tiveram que buscar outras culturas, como o gado, para sobreviver".

Ainda de acordo com o presidente da Asplana, a operação financeira será feita por intermédio do Fundo de Garantia à Exportação, e dará suporte para a próxima safra de cana.

Para o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), a medida vai sobretudo trazer um novo quadro do setor em Alagoas, através do pagamento do débito e da renovação dos canaviais.

"O setor vive agora um momento melhor. Vamos ter condições de produzir mais e, quem sabe, reabrir novas usinas, a exemplo da Usina Uruba que se transformou na Copervales, situada em Atalaia. É importante ressaltar que a medida tomada pelo governo federal contempla não só Alagoas, mas Pernambuco e Paraíba. O empréstimo não é transferência de recurso, mas garantia de credito", explicou Renan.

O governador acrescentou ainda que o estado trabalha com produtores que já manifestam o interesse de arrendar a Usina Guaxuma para que haja a sua reabertura. No entanto, a expectativa é que isso ocorra apenas em 2016.

O secretário de Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, disse que o empréstimo representa um grande avanço para usineiros e fornecedores de cana, em meio à crise econômica que o país enfrenta.

Para Jorge Toledo, representante do Grupo Toledo, o empréstimo possibilita a entrada de dinheiro no caixa das usinas, e consequentemente o pagamento aos fornecedores. Segundo o empresário, a inadimplência não ocorre com frequência em Alagoas . "O que estamos vivendo é uma crise nacional em decorrência da falta de rentabilidade em relação à ultima safra. Estamos no desejo que o país melhore e que o setor volte a funcionar plenamente", comentou.

Tags