Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Governador anuncia empréstimo a usinas de cana-de-açúcar

Montante será destinado ao pagamento de pequenos produtores-fornecedores das empresas

O governador Renan Filho (PMDB) anunciou nesta terça-feira (22), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, a concessão de um empréstimo de R$ 1,2 bilhão a usinas de cana-de- açúcar de Alagoas. A maior parte do montante será destinada ao pagamento de dívidas das empresas aos respectivos fornecedores, dos quais cerca de 90% são pequenos produtores.

De acordo com Edgar Filho, presidente da Associação dos Produtores de Cana de Alagoas (Asplana), há meses, empresários e fornecedores já tentavam negociar o empréstimo, cujo valor deve ser pago dentro de 90 dias. "O Estado tem se preocupado com os fornecedores e com os usineiros, que estão negociando há seis meses, e agora veio essa boa notícia. Como garantia, o estado já exportou 5 cotas americanas. Acredito que, dentro de 90 dias, as usinas já recebam o montante devido a cada uma. O recurso já está liberado", explicou Edgar.

Leia também

Edgar Filho afirmou ainda que hoje o estado conta com 7.500 fornecedores de cana-de-açúcar, dos quais cerca de 90% são pequenos produtores, que sobrevivem com um salário mínimo, em média. "Tem fornecedor sem receber das usinas há 3 anos, o que representa três safras. Tamanho débito vem prejudicando a classe de trabalhadores, visto que algumas dessas pessoas tiveram que buscar outras culturas, como o gado, para sobreviver".

Ainda de acordo com o presidente da Asplana, a operação financeira será feita por intermédio do Fundo de Garantia à Exportação, e dará suporte para a próxima safra de cana.

Imagem ilustrativa da imagem Governador anuncia empréstimo a usinas de cana-de-açúcar

Para o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), a medida vai sobretudo trazer um novo quadro do setor em Alagoas, através do pagamento do débito e da renovação dos canaviais.

"O setor vive agora um momento melhor. Vamos ter condições de produzir mais e, quem sabe, reabrir novas usinas, a exemplo da Usina Uruba que se transformou na Copervales, situada em Atalaia. É importante ressaltar que a medida tomada pelo governo federal contempla não só Alagoas, mas Pernambuco e Paraíba. O empréstimo não é transferência de recurso, mas garantia de credito", explicou Renan.

O governador acrescentou ainda que o estado trabalha com produtores que já manifestam o interesse de arrendar a Usina Guaxuma para que haja a sua reabertura. No entanto, a expectativa é que isso ocorra apenas em 2016.

O secretário de Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, disse que o empréstimo representa um grande avanço para usineiros e fornecedores de cana, em meio à crise econômica que o país enfrenta.

Para Jorge Toledo, representante do Grupo Toledo, o empréstimo possibilita a entrada de dinheiro no caixa das usinas, e consequentemente o pagamento aos fornecedores. Segundo o empresário, a inadimplência não ocorre com frequência em Alagoas . "O que estamos vivendo é uma crise nacional em decorrência da falta de rentabilidade em relação à ultima safra. Estamos no desejo que o país melhore e que o setor volte a funcionar plenamente", comentou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas