Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Gazetaweb completa 20 anos e ganha novo layout

Maior e melhor portal de notícias de Alagoas ganha recursos que vão garantir mais interação e mais conteúdo para o leitor

A Gazetaweb lança, nesta terça-feira (1º), um novo layout: uma plataforma mais leve e rica em recursos que vão promover uma maior interação e levar informações mais completas aos internautas. A mudança acontece no mês em que o portal, que nasceu como Gazeta Online, completa 20 anos, sendo o primeiro site de notícias de Alagoas e o quinto mais antigo do Brasil.

Com muitos prêmios conquistados e uma história construída com a contribuição de profissionais gabaritados, a Gazetaweb tem como pauta diária o compromisso com o leitor. O trabalho começa, todos os dias, às 6h, e prossegue até meia-noite. Uma busca incessante por informações para deixar o internauta por dentro de tudo o que acontece em Alagoas, no Brasil e no mundo.

Leia também

Além dos textos e das imagens, o leitor também encontra no portal o acesso ao conteúdo da Gazeta de Alagoas e às programações das Rádios Gazeta (AM e FM) e da TV Mar - que integram a Organização Arnon de Mello (OAM). E é justamente essa integração com os outros veículos o principal diferencial do maior e melhor portal de notícias de Alagoas.

Para o diretor-executivo da Organização Arnon de Mello, Luís Amorim, a união de vários veículos em um só lugar é um diferencial do portal. "A Gazetaweb é um veículo diferenciado, pois consegue ter a peculiaridade de unir todos os veículos nela, tanto o televisivo, quanto o impresso, o radiofônico, bem como o próprio factual, que é atualizado instantaneamente de acordo com o cenário noticioso", afirma.

Segundo Amorim, ao completar 20 anos, o portal já se apresenta como um veículo maduro e experiente. "Pioneiramente, a Gazetaweb foi o primeiro portal do Norte e Nordeste a colocar o conteúdo de um jornal impresso dentro de uma plataforma de notícias. Com seus vinte anos, ela já se apresenta como um veículo maduro, experiente, mas com a garra de um veículo jovem, perspicaz, sempre se adequando à atualização do seu modelo de negócios e de geração de conteúdos", destaca Amorim.

o presidente do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello

(OAM), Carlos Mendonça, lembrou que tudo começou em 1995, quando a

Gazeta de Alagoas foi disponibilizada em formato digital para todo o

mundo. Ele destacou também que o resultado deste empreendedorismo -

dando sequência ao legado do jornalista Arnon de Mello -, assegura,

hoje, ao leitor do Gazetaweb um produto de qualidade, com informações

precisas e atualizadas.

Com

a disponibilização do site na rede mundial de computadores,

Mendonça recordou também que representantes de vários jornais

entraram em contato com a OAM com o objetivo de saber como se deu a

implantação de um dos primeiros sites de notícias do Nordeste.

Dias após, a Organização Arnon de Mello viabilizou a programação

da TV Gazeta também por meio da internet.

"Particularmente,

é um prazer ver hoje o resultado de todo o esforço realizado há 20

anos. Os leitores que acessam ao portal tem nas mãos um produto de

qualidade e que sempre busca evoluir. Os profissionais que trabalham

são capacitados e desempenham suas funções com qualidade",

frisou Mendonça.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Imagem ilustrativa da imagem Gazetaweb completa 20 anos e ganha novo layout
| Foto: FOTO: Reprodução

O site Gazeta Online entrou no ar em 27 de dezembro de 1995, sendo o pioneiro de Alagoas. Depois, percebendo a necessidade de transformar a plataforma em um portal, o diretor de Planejamento da OAM, Valdick Sales, propôs a mudança.

Ele montou uma equipe de profissionais que atuavam na área e, depois de 11 meses de trabalho, nasceu a Gazetaweb, em dezembro de 1999. "Quando criamos o portal, poucas pessoas conheciam a internet. Foi uma ideia visionária, tanto que somos o 5º portal do país e o 1º a entrar no ar em Alagoas. Também viramos case da Globo.com, pois inovamos ao usar o software livre para desenvolver o site. A internet hoje é o caminho mais rápido e acessível para as pessoas terem acesso às informações. Tudo o que acontece, você corre logo para a internet e já fica sabendo. Hoje, a Gazetaweb tem credibilidade e é referência quando o assunto é notícia, pois independentemente de layout, o que o internauta quer é um bom conteúdo, e isso ele encontra lá", diz Valdick.

O trabalho de fazer da Gazetaweb um portal dinâmico foi coordenado pelo jornalista e atual editor-geral da Gazeta de Alagoas, Claudemir Araújo. "A Gazetaweb era um site estático, de linguagem limitada na década de 90, e o presidente da Organização Arnon de Mello [OAM], senador Fernando Collor, atento ao avanço da tecnologia e com o desejo de manter a OAM na linha de frente do empreendedorismo da comunicação de Alagoas, havia lançado o site da Gazeta de Alagoas jornal e, em seguida, promovido o lançamento de um site para representar a própria OAM como um todo, chamado Gazetaweb. Depois, decidiu transformá-lo em algo mais dinâmico e me encarregou de fazer isso", conta Claudemir.

Ele destaca que a primeira medida para concretizar o projeto foi a criação de uma equipe de Tecnologia da Informação. O passo seguinte foi montar a redação do portal. "O trabalho evoluiu e hoje a Gazetaweb é o portal mais importante do jornalismo de Alagoas. É o representante da OAM na mídia eletrônica, trazendo a notícia no momento em que o fato acontece e encurtando distâncias, porque leva o jornalismo da OAM além divisas e além fronteiras", conta.

Para o coordenador de Jornalismo da Gazetaweb, Eduardo Almeida, é justamente a qualidade do material que vai ao ar o grande diferencial do portal. "Nós buscamos levar até o internauta a informação mais completa, no menor tempo possível. Além disso, a Gazetaweb funciona, de fato, como portal. O internauta encontra notícias atualizadas produzidas pela redação, mas pode acessar e assistir o que é veiculado nas rádios, pode ler a Gazeta de Alagoas ou acompanhar, ao vivo, o conteúdo da TV Mar", destaca.

Eduardo ocupa a função de coordenador desde 2011, quando aceitou o desafio de liderar a equipe. Antes, de 2008 a 2010, já havia passado pela redação como estagiário. "Minha história profissional está diretamente ligada à Gazetaweb. Cheguei ao portal em agosto de 2008, quando estava no 6º período da faculdade, e segui como estagiário até janeiro de 2010. Em 2011, fui chamado pelo diretor-executivo Luís Amorim para coordenar a equipe da qual eu havia saído como estagiário. Foi um grande desafio, sem dúvidas, principalmente porque era um jovem de 22 anos que precisava conquistar o respeito da equipe através do meu trabalho. Foi desafiador, mas gratificante", conta.

O diretor da Rádio Gazeta, Gilberto Lima, destaca a parceria entre a Gazetaweb e a rádio, que tem resultado em coberturas jornalísticas mais rápidas e dinâmicas, levando os fatos ao leitor no momento em que eles acontecem.

"A parceria com a rádio começou em 2011, com a fusão das duas redações. Isso deu um ganho de qualidade para as coberturas jornalísticas. A parceria tem sido muito positiva, pois os números mostram que houve um ganho no número de acessos do portal e na audiência da rádio. Com a inserção dospodcasts nas notícias, quem não ouviu a rádio pode fazê-lo no site e isso é um diferencial. A qualidade do conteúdo e a excelência da equipe são outros fatores que trazem um ganho para o leitor, que tem acesso a um conteúdo de qualidade", diz Gilberto.

FAZENDO ESCOLA

Profissionais que fizeram parte da equipe do portal contam que o aprendizado adquirido na redação da Gazetaweb foi fundamental para o crescimento deles como jornalista. É o caso de Waldson Costa, que atualmente trabalha no G1 Alagoas. Ele diz que a passagem pelo portal em 2012 marcou a transição da carreira dele do jornalismo impresso para o online, que possui outra forma de estruturação do texto e exige mais agilidade por parte do repórter.

"Foi na Gazetaweb, com ajuda de colegas de trabalho, que reestruturei a forma de fazer jornalismo ao me adaptar àconstrução da notícia no momento em que o fato acontece. Produzir notícia 'em tempo real', assegurando a qualidade da informação e a veracidade dos fatos, é um desafio para qualquer profissional de comunicação. Ainda mais na atualidade, onde muita informação é gerada de forma desordenada. No entanto, são exatamente nestes quesitos - tempo e confiança - da informação que é publicada, que a Gazetaweb se destaca ao adotar agilidade na apuração e publicação da notícia", conta o jornalista, que venceu dois prêmios no período em que esteve no portal.

O jornalista Davi Lucena, que atualmente trabalha na Folha de São Paulo, também deu os primeiros passos na profissão na redação da Gazetaweb. Começou como estagiário do portal em 2011 e, depois de formado, em 2012, foi efetivado na equipe como profissional.

"A minha passagem pela Gazetaweb foi importante para a minha carreira porque, como trabalhava cobrindo as mais diversas editorias, ganhei experiência para escrever sobre uma diversidade grande de assuntos, que vai desde política àcobertura policial. Além disso, com a integração entre as rádios e a web, terminei trabalhando com vários formatos. Escreviatextos para o site - texto esse que várias vezes foram publicados no jornal impresso do dia seguinte -, fazíamos entradas ao vivo para a rádio, tirávamos foto... enfim, era bastante dinâmico e mepreparoupara atuar em várias mídias, o que é uma tendência no jornalismo contemporâneo. Por tudo isso, acho que a experiência que adquiri contribuiu muito para a minha carreira, até hoje", relata Davi.

O jornalista Douglas Lopes, repórter da TV Gazeta, também teve passagem pela Gazetaweb. Trabalhou no portal no período de dezembro de 2007 a janeiro de 2013, experiência que ele afirma ter sido marcada por muitos desafios. "Fiz parte da equipe da Gazetaweb quando o turno da noite foi estabelecido. Ficava na redação, junto com dois estagiários, no horário das 20h à meia-noite. Uma cobertura que não consigo esquecer foi a do acidente no Pilar que vitimou dezenas de pessoas no dia do 'Casamento Matuto', festa popular que acontece na cidade na época dos festejos juninos. Foi uma tragédia difícil de esquecer", conta.

O ex-coordenador de Jornalismo Fernando James destaca justamente as grandes coberturas realizadas no período em que esteve à frente da equipe. "Em um ano como coordenador do Gazetaweb.com, trabalhei junto ao competente e abnegado time de jornalistas diuturnamente para levar aos nossos leitores sempre o melhor conteúdo, e acima de tudo, informação de qualidade em primeira mão, nosso grande diferencial. Nesse período, realizamos grandes coberturas com reportagens premiadas graças ao apoio de Luís Amorim, diretor-executivo da OAM, para desenvolver um trabalho de excelência, marca registrada da Organização Arnon de Mello (OAM)", fala.

GAZETAWEB HOJE

Imagem ilustrativa da imagem Gazetaweb completa 20 anos e ganha novo layout
| Foto: FOTO: Gilberto Farias

O jornalista e editor da Gazetaweb Thiago Gomes, conta que fazer webjornalismo é não ter rotina e diz que integrar uma equipe jovem e comprometida é empolgante.

"Entrei na Gazetaweb em março de 2012 para ser repórter. E o convite feito pelo Eduardo Almeida me encheu os olhos e o coração de alegria. Desde criança eu dizia aos meus pais que o meu sonho era ser jornalista e trabalhar na Gazeta. Em poucos meses, surgiu a oportunidade de assumir a edição e até hoje encaro a tarefa como um grande desafio. Fazer webjornalismo é não ter rotina. É chegar todos os dias à Redação e mergulhar no ritmo acelerado dos fatos. É empolgante mais ainda integrar uma equipe jovem, aguerrida e bastante comprometida com o trabalho. Aqui, literalmente, a união faz a nossa força", ressalta.

O jornalista Bruno Soriano é outro que trabalha diariamente para levar informação de qualidade do leitor. Depois de passar, como repórter, por todas as editorias, hoje ele lidera a equipe de esportes do portal, além de também ser responsável pelas pautas do período vespertino.

"O Gazetaweb só me abriu portas. Foi onde descobri o que de fato é fazer jornalismo. Fui repórter em todas as editorias, inclusive de esportes, até chegar à condição de editor no período vespertino, pautando, diariamente, os colegas de redação. Quanto à editoria de esportes, o portal foi o pioneiro em Alagoas na cobertura, em tempo real, das partidas de futebol, acompanhando, inclusive, jogos da segunda divisão do campeonato estadual. Foi Claudemir Araújo quem trouxe a novidade para o internauta do portal Gazetaweb, preenchendo uma grande lacuna do torcedor alagoano".

Atualmente, a equipe de esportes do portal é formada por três profissionais que se revezam na cobertura dos eventos. "Nos dias de jogos, por exemplo, a equipe se desloca ao estádio para acompanhar, in loco, as partidas, descrevendo cada lance da disputa. Acompanhar o futebol em tempo real também é transmitir a emoção das arquibancadas, o que só reforça a responsabilidade de todos nós, já que, a cada partida, vê-se a mobilização de milhares de pessoas, todas apaixonadas pelo clube do coração", afirma.

Com uma redação jovem, o Gazetaweb é hoje o portal mais acessado de Alagoas em números absolutos. Com um trabalho pautado na ética e no respeito ao leitor, o site conquistou, entre 2011 e 2015, mais de dez prêmios de jornalismo, um reconhecimento às matérias de qualidade veiculadas no portal.

"Hoje a Gazetaweb é formada por profissionais jovens, mas experientes. A equipe é comprometida com o trabalho e, sem dúvidas, é isso que faz o portal ser o que é. Também fico orgulhoso de saber que profissionais que passaram pela nossa equipe estão hoje na Folha de São Paulo e no portal G1. A Gazetaweb, sem dúvidas, é uma grande escola", pontua Eduardo Almeida.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas