Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Gazetaweb: 25 anos do maior portal de notícias de Alagoas

Site de notícias pioneiro no estado e o 5º mais antigo do país, Gazetaweb prepara novidades que vão do layout à experiência do leitor

Quando o sol ainda está nascendo, em qualquer lugar de Alagoas, quem precisa saber o que acontece no estado, no Brasil e, até, no mundo sabe, exatamente, onde encontrar informação de qualidade, de confiança e com agilidade. Neste domingo (1º) de novembro, aGazetawebcompleta 25 anos no ar e celebra o pioneirismo em Alagoas e a confiança dos leitores, que, diariamente, acessam o maior portal de notícia do estado.

A Gazetaweb é, também, o quinto site de notícias mais antigo do Brasil, mas a sua principal marca, desde a fundação, é manter os olhos no futuro e seguir inovando em produção de conteúdo, interatividade, presença on-line e proximidade com o leitor. Além disso, o site se destaca por aliar a notícia em tempo real com uma rigorosa apuração.

Leia também

Para o coordenador-geral da redação, Claudemir Araújo, que, há 40 anos, atua na Organização Arnon de Mello (OAM), a evolução do Jornalismo on-line no Brasil passa pela história da Gazetaweb. Ele conta que o site, lá em 1995, nasceu como Gazeta de Alagoas On-line e era uma maneira de reproduzir o conteúdo do jornal Gazeta de Alagoas na internet, que, ainda, dava os primeiros passos no país. Segundo ele, grandes jornais brasileiros buscaram, no exemplo da Gazetaweb, o formato que, hoje, predomina no Jornalismo digital.

O experiente jornalista, que, também, é editor-geral do Jornal Gazeta de Alagoas, destaca que um dos maiores trunfos da Gazetaweb é ser o ponto de convergência dos diversos veículos que integram a OAM. No portal, é possível acessar conteúdos originais, notícias factuais, mas também, as reportagens especiais do Jornal Gazeta de Alagoas, a programação da TV Mar e, ainda, das rádios Gazeta FM 98,3 e 94,1.

"A Gazetaweb é a concretização de um amplo projeto idealizado pelo ex-presidente, hoje senador Fernando Collor de Mello, para colocar o maior complexo de comunicação do estado na rede mundial de computadores. A princípio, era um site com linguagem estática, mas que, rapidamente, passou a funcionar com uma linguagem dinâmica e a interagir com os internautas. Com a evolução do Jornalismo, veio a integração das redações em um só ambiente, o que aumentou a capacidade de cobertura e a qualidade do material informativo", lembra Claudemir Araújo.

Imagem ilustrativa da imagem Gazetaweb: 25 anos do maior portal de notícias de Alagoas
| Foto: FOTO: arquivo ga

"E não ficou só nisso. Seguindo a tradição de empreendedorismo e modernidade, marca do trabalho do saudoso senador Arnon de Mello, recentemente ampliou a sua relação com as redes sociais, interagindo de forma mais dinâmica com os internautas, e, para aqueles que gostam de esportes, incorporou em suas páginas o trabalho realizado pelo Timaço 98.3, mostrando, em tempo real, as transmissões da melhor equipe esportiva do rádio alagoano", completa o coordenador.

GAZETAWEB HOJE

Para acordar atualizado e em sintonia com os alagoanos e alagoanas, o trabalho na redação da Gazetaweb começa, todos os dias, nas primeiras horas da manhã, e prossegue até meia-noite. A equipe, formada pelos mais gabaritados jornalistas de Alagoas, trabalha com uma incessante busca por informações, para deixar o leitor por dentro de tudo o que está acontecendo.

Quem lidera essa equipe é o jornalista Jonathas Maresia, editor de conteúdo da Gazetaweb. Ele pontua que o portal se destaca pela qualidade e pela cobertura em tempo real do que ocorre local e nacionalmente. Ele, também, reitera a importância do trabalho sério dos jornalistas e dos estagiários que atuam no veículo.

"São conteúdos de qualidade, produzidos pela melhor equipe de jornalistas de Alagoas, de domingo a domingo. O portal também se reinventa diariamente e aumenta sua presença e a produção de conteúdos nas redes sociais, com a realização de transmissões ao vivo e simultâneas, no Facebook e YouTube, dos campeonatos de futebol, sabatinas com os candidatos a prefeito de Maceió, além da produção de documentários e séries, a exemplo da última que foi ao ar: a série Rei Pelé - 50 anos", diz Maresia.

Para ele, o site chega aos 25 anos com maturidade para crescer ainda mais e com a força do veículo que esteve, por todos esses anos, a serviço das pessoas. Ele também anuncia que um novo layout será lançado em breve, o que dará ainda mais dinamismo ao site.

"Aos 25 anos, o portal de notícias pioneiro em Alagoas reafirma seu compromisso com os leitores, projetando, para as próximas semanas, um novo layout, conectado com o que há de mais moderno e interativo. Vivemos um novo tempo, mais interativo e com novas ferramentas. Mas o que não muda é o compromisso permanente com o leitor do portal Gazetaweb", conclui o editor.

PRESENÇA ON-LINE

Imagem ilustrativa da imagem Gazetaweb: 25 anos do maior portal de notícias de Alagoas
| Foto: FOTO: AILTON CRUZ

"Além do grande número de acesso da Gazetaweb.com, também temos uma presença forte e importante nas redes sociais. Seja no Twitter, Facebook ou Instagram, o seguidor está sempre bem informado, com as principais notícias, na hora que ela acontece! Somando todas as redes sociais, a Gazetaweb.com possui um dos maiores engajamentos, e, no ano de 2019, obtivemos o maior crescimento entre os portais de notícias do estado de Alagoas", explica.

Para Barros, o crescimento da presença on-line do portal Gazetaweb está diretamente ligado à qualidade do conteúdo produzido e à maneira como o portal se posiciona nas redes sociais e permanece on-line, das 6h até meia-noite, com conteúdo atualizado em tempo real.

"Temos a certeza de que todo esse crescimento, no portal e redes sociais, se deve à qualidade dos nossos amigos jornalistas, fotógrafos, estagiários, editores, enfim, de toda a equipe que faz do portal Gazetaweb.com um dos mais acessados no Nordeste", destacou.

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA

Imagem ilustrativa da imagem Gazetaweb: 25 anos do maior portal de notícias de Alagoas
| Foto: FOTO: Felipe Brasil/GA

O diretor-executivo da OAM, Luís Amorim, destaca a importância do portal Gazetaweb dentro da Organização Arnon de Mello (OAM).

"A Gazetaweb é a empresa de comunicação que mais agrega valor à convergência das mídias de todos os veículos da OAM. Através dela, você assiste ao que está sendo exibido nas rádios Gazeta, na TV Mar e Gazeta de Alagoas, simultaneamente, além do conteúdo factual, que, pela sua essência, leva ao conhecimento do internauta em primeira mão, tudo o que está acontecendo naquele instante, cumprindo o relevante papel social de informar a todos os que buscam notícia isenta e independente", diz.

"Por isso, nestes 25 anos, só temos que agradecer aos internautas que acessam,  diariamente, nosso conteúdo de qualidade, produzido por uma equipe de colaboradores de alto nível, que se esmera em fazer sempre o melhor, nos impelindo em continuar sendo sempre o melhor site de notícias de Alagoas", concluiu o gestor.

Para o diretor comercial Fernando James, que já coordenou o conteúdo do portal, fazer parte deste momento da história da Gazetaweb é uma honra. Para ele, além de o site estar na vanguarda da inovação e da tecnologia, a Gazetaweb atua como uma companhia para os leitores, principalmente nos momentos difíceis, como é o caso da pandemia do novo coronavírus. O jornalista lembra que a cobertura do portal durante a tragédia é um exemplo da seriedade do veículo com o que ele chama de informação de qualidade.

"A imparcialidade da Gazetaweb, a qualidade da informação, o compromisso do site pioneiro de Alagoas são marcos para todo o estado. O portal é uma referência, não somente para o Brasil, mas para o mundo; hoje atuamos como uma janela para todos que querem conhecer nosso estado", diz, ao lembrar o ex-presidente do Conselho Estratégico da OAM, Dr. Carlos Mendonça, que faleceu este ano, em decorrência da Covid-19.

"O nosso saudoso doutor Carlos Mendonça era um difusor. Ele sempre foi uma pessoa que, em suas viagens e incursões internacionais, levantou a bandeira da Gazetaweb, porque acreditava no veículo e na qualidade da nossa produção", explica.

"Prazer imenso fazer parte de um momento tão importante, um quarto de século de vida e muito jovem, com muita força e garra para os próximos 25, 50, 100 anos. Parabéns, Gazetaweb. Parabéns a todos os jornalistas que fazem parte desse importante portal e que trabalham, com muito afinco, para que o nosso portal continue sendo o maior e mais importante de Alagoas, um dos maiores do Brasil", finaliza Fernando James.

VEM AÍ

O gerente de marketing da OAM, Beto Oliveira, explica que, muito em breve, os leitores da Gazetaweb terão uma nova experiência ao acessar o portal. Além do novo layout, uma nova etapa do projeto de convergência de mídias da Organização Arnon de Mello será inaugurada, tendo a Gazetaweb como ponto central desse encontro de conteúdos.

"Estrategicamente, estamos com todos os times, de diversas áreas, trabalhando para uma grande virada. Em um único ambiente, você vai navegar em um novo portal, com uma interface mais agradável, com os factuais da Gazetaweb.com, mas também, poderá ouvir as nossas rádios, assistir à TV Mar, não apenas pelo desktop, mas também, terá a possibilidade de assistir pelo mobile e acompanhar as notícias apuradas da Gazeta de Alagoas", explica o gerente.

"Um grande hub dos veículos está por vir e quem vai ganhar mais conteúdo, informação e entretenimento é nosso internauta, leitor, ouvinte e telespectador. Comercialmente, várias oportunidades de negócios serão ofertadas ao mercado também", conclui Beto Oliveira.

Claudemir Araújo, que ajudou a formatar o veículo e acompanhou os 25 anos da Gazetaweb até aqui, finaliza dizendo que as novidades são exemplos de que a história do site está apenas começando e que a maturidade e o espírito de inovação do portal acompanham os desejos dos alagoanos, que sabem que, há 25 anos, podem contar, sempre, com a Gazetaweb.com.

"A Gazetaweb atual nada deve a nenhum dos grandes portais do Nordeste e é uma das principais plataformas de informação do Brasil. Integrada ao portal Globo.com, tem a qualidade do seu conteúdo reconhecida nacionalmente e extrapolando fronteiras. E encara com muito interesse os crescentes desafios do Jornalismo on-line, que exige cada vez qualidade, precisão e velocidade, procurando adequar-se às exigências do setor".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas