Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Fiéis percorrem procissão do Senhor Morto no Centro de Maceió

Rito da Semana Santa relembra martírio, crucificação e morte de Jesus Cristo

Centenas de fiéis se uniram em oração durante a tarde desta sexta-feira (25), quando percorreram a procissão do Senhor Morto, pelas ruas do Centro de Maceió. O rito religioso faz parte da Semana Santa e relembra o martírio, crucificação e morte de Jesus Cristo. Ontem, os cristãos católicos participaram da Missa da Santa Ceia, último momento em que Cristo esteve com os discípulos e a quem passou mensagens de fé, perseverança e humildade.

Antes da caminhada, os fiéis assistiram à Leitura da Paixão na Catedral Metropolitana de Maceió. Às 17h, todos seguiram em caminhada pelas principais ruas do Centro e retornaram à Matriz. No cortejo, membros de comunidades religiosas carregavam a imagem de Maria Santíssima e o caixão com o corpo de Jesus Cristo. 

Para o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, hoje, a Igreja celebra um dia de muita fé em que os fiéis devem corresponder às necessidades do Salvador. "É um dia de muita tranquilidade, harmonia e recolhimento devido à dor de Nosso Senhor", comentou o arcebispo. 

Maria Luzimar disse à reportagem que jamais deixa de frequentar a procissão em honra a Cristo, "que deu a vida pela humanidade". "Na minha visão, hoje é uma data importantíssima, quando, na verdade, muitos nem respeitam. É o dia do Santo dos Santos, e precisamos demonstrar nossa fé através do amor, perdão e a penitência".

Também presente à procissão, a bibliotecária Micheline Pereira falou que a interiorização se faz necessária nesta semana, principalmente, na Sexta-feira da Paixão. "Nós, cristãos, devemos nos conscientizar de nossos erros através da reflexão. Atualmente, estamos vivendo um tempo diferente de épocas atrás. Se não nos convertermos, para onde vamos? É lamentável como muitos ainda pensam que hoje é feriado e aproveitam este dia para sair e curtir a vida". 

Questionada sobre o comportamento do católico em plena Sexta-feira da Paixão, a aposentada Teresa Rios alertou para a inversão dos costumes nas famílias. "Antigamente, ninguém fazia nada neste dia. Agora, vemos uma realidade totalmente diferente. Temos que parar para pensar que Cristo morreu em uma cruz por nós e não há o que comemorar hoje, e sim, refletir sobre isso. Recebi uma criação religiosa e observo que está tudo invertido. Os valores são outros". 

Programação

Os ritos da Semana Santa na Catedral seguem neste sábado, com a Missa da Vigília Pascal às 21h, e no domingo, a Celebração da Ressurreição (Páscoa): 6h, 17h e 19h30. 

Significados

Sábado de Aleluia

Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera da Ressurreição. 

Domingo de Páscoa

Dia da Ressurreição, quando Jesus se levanta de sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da sua Ressurreição dentre os mortos. É a hora em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.

Tags