Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Estrangeiro que pediu refúgio em Alagoas consegue o visto para permanecer no Brasil por mais um ano

Durante este período, Polícia Federal vai avaliar documentação para concessão ou não do visto permanente

O estrangeiro que pediu refúgio em Alagoas para tentar fugir da pena de morte em seu país, que condena as pessoas LGBTQIAPN+, conseguiu prolongar o período de validade do visto de permanência no Brasil por um ano, enquanto a Polícia Federal analisa a documentação para que ele consiga o visto definitivo. Com isso, ele poderá ficar no estado, sem se preocupar, por pelo menos mais 12 meses.

A informação foi repassada pelo presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Marcus Vasconcelos, que foi procurado para acompanhar o processo de refúgio do estrangeiro no estado. Junto com o membro da comissão Arcélio Fortes, ele acompanhou o caso até esse desfecho.

Artigos Relacionados

Atualmente, 13 países do Oriente Médio que adotam a pena de morte a atos homossexuais, sendo que em quatro deles – Sudão, Arábia Saudita, Irã e Iêmen – a pena é efetivamente aplicada pela Justiça no país todo. Em dois países (Nigéria e Somália), a pena é aplicada somente em alguns distritos.

O estrangeiro, que não pode ser identificado no momento – em razão do pedido de refúgio que tramita na Polícia Federal –, saiu de seu país de origem no mês passado, em julho, e teme por sua integridade física em razão das severas penas contra pessoas LGBTQIAPN+ no seu país de origem, que não pode ser revelado para não prejudicar a família do mesmo, que continua morando por lá.

O estrangeiro, que só se comunica através do inglês, relatou que durante toda a sua vida foi obrigado, por sua família, a se relacionar e a constituir família com mulheres, tendo que silenciar sua orientação sexual em razão da religião e da cultura adotada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas