Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Encontro reúne gestores e técnicos de AL e BA na FPI do São Francisco

Os integrantes participam de um momento de troca de experiências, voltado para a qualificação e a capacitação

Gestores e técnicos que integram a Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) nos estados da Bahia e de Alagoas participam de um momento de troca de experiências, voltado para a qualificação e a capacitação. Essa foi a temática central do XXI Encontro de Gestão e Educação Socioambiental, que aconteceu na quinta-feira (1), no município baiano de Paulo Afonso.

A coordenadora-geral da FPI, promotora de Justiça do Ministério Público Estadual da Bahia, Luciana Khoury, explicou que o encontro visa trocar experiências, promover uma capacitação continuada, além de estender e fortalecer o trabalho e os projetos voltados à educação ambiental.

Leia também

E as etapas das FPI's, que acontecem há anos, de forma contínua, em todos os estados nordestinos banhados pelo Velho Chico - Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco -, além de Minas Gerais, comprovam que a iniciativa representa um divisor de águas no quesito educação ambiental.

"No decorrer desses anos, durante a realização das FPI's, diversas ações foram implementadas e continuadas, que culminaram em resultados muito positivos, tanto de forma formal (escola) como informal (população)", ressaltou a promotora Luciana Khoury.

Exemplo disso pode ser constatado no município alagoano Delmiro Gouveia, que está sediando a 11° edição da FPI.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Marco Diniz, que esteve presente no Encontro de Educação e Gestão Ambiental, afirmou que a FPI quebrou paradigmas e melhorou a qualidade de vida da população local.

"E isso acontece sobre vários aspectos da vida do cidadão: os produtos de origem animal comercializados, por exemplo, possuem uma qualidade muito melhor, assim como o serviço de inspeção sanitária e o tratamento de agrotóxicos", ressaltou Marcos Diniz.

Ele também frisou que 75% dos empreendimentos de Delmiro Gouveia estão licenciados, e a associações de captadores do município operam de forma regularizada. "Outro exemplo de evolução na questão ambiental é o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, que tem o acompanhamento do Ministério Público", frisou.

De Alagoas, participaram do encontro representando o Ministério Público Estadual (MPE), os promotores Alberto Fonseca, Lavinia Fragoso e Kleber Valadares. Eles citaram iniciativas pioneiras que estão dando certo, como o projeto Sede de Aprender, e ressaltaram propostas de inovações para as próximas FPI's.

"A realização de um evento trabalhando as temáticas de gestão e educação ambiental durante a FPI reveste-se de extrema importância para fim de capacitação das secretarias municipais de todos os municípios que foram fiscalizados durante a 11° etapa, buscando a qualificação do corpo técnico para fins de implementação e execução da legislação ambiental", explicou Lavinia Fragoso, promotora de Justiça de Defesa dos Recursos Hídricos de Alagoas.

O promotor Alberto Fonseca, da promotoria de Defesa do Meio Ambiente na Esfera Civil do Ministério Público de Alagoas, Alberto Fonseca, afirmou que é importante sempre reavaliar as ações num programa como a FPI. "Nesse passo, temos que os Encontros de Gestão e Educação ambiental realizados pela FPI Bahia apontam para uma melhoria contínua da instrumentalização municipal para a gestão ambiental e maior eficiência das ações da FPI. Nesta edição, a FPI Alagoas teve a oportunidade de apresentar suas experiências nas temáticas abrangidas".

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas