Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Encontro em Alagoas debate criação de rede de proteção à pessoa idosa

Ideia é fortalecer ações e garantir direitos a este público no estado

A Pastoral da Pessoa Idosa e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia realizam nesta sexta-feira (4), na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, um encontro que tem como objetivo fortalecer as ações de proteção a idosos no estado.

Entidades que atuam direta ou indiretamente na garantia de direitos da pessoa idosa foram convidadas para a discussão, que servirá como base para a elaboração de uma "carta de compromissos" que será entregue ao governador e a prefeitos.

Leia também

A facilitadora da Pastoral da Pessoa Idosa Maria Heloísa Pacheco explicou que a ideia do evento é criar uma grande rede de proteção que fortaleça as ações que são desenvolvidas de forma isolada.

"Foram convidadas entidades como o Ministério Público, a Defensoria, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e secretarias de Estado e dos municípios. Nós queremos implantar a rede e definir como cada entidade pode contribuir para a garantia dos direitos dos idosos", ressaltou a facilitadora.

O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no estado, David Buarque, explicou que esse modelo de rede já existe em alguns estados. Segundo ele, o encontro de hoje é o primeiro passo para a criação em Alagoas.

"No estado, a situação das entidades que deveriam proteger os idosos é calamitosa. Nós esperamos fortalecer as ações e ampliar a atuação com a criação da rede", ressaltou Buarque.

Ações

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiane Rocha, afirmou que a prefeitura vem contribuindo com ações na área, mas destacou que a rede deve fortalecer a garantia de direitos.

"Chegam muitas denúncias ao município e nós nos preocupamos com isso. Há relatos de violência física, mas há também relatos de violência financeira, por exemplo. A rede deve ajudar a garantir proteção a quem está em situação de vulnerabilidade", pontuou a gestora.

Para hoje está prevista uma palestra com a médica Karla Giaconeni, ex-presidente do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas