Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Em torno de 1,8 mil reservistas do Exército devem se apresentar em AL

Convocatória foca em integrantes que tenham se afastado do serviço ativo de 1º dezembro de 2015 até 30 de novembro deste ano

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado de Alagoas (BIMtz) está convocando os cidadãos brasileiros que desincorporaram das Forças Armadas, entre 1º de dezembro de 2015 e 30 novembro de 2020, para exercer sua cidadania e manter-se em dia com o serviço militar. Este ano, devido à pandemia, a apresentação acontecerá de forma virtual, do dia 1º de dezembro de 2020 ao dia 31 de janeiro de 2021, e a presencial, do dia 9 ao dia 16 de dezembro de 2020. A expectativa é de que cerca de 1,8 mil reservistas se apresentem.

Segundo o comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado de Alagoas (BIMtz), deverão se apresentar os militares licenciados das três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica. No total, serão cinco apresentações, sendo as quatro primeiras pela rede, através do siteexarnet.eb.mil.br, ou de forma presencial, e a quinta e última, obrigatoriamente, presencial.

"O EXAR visa conscientizar os militares da ativa e da reserva sobre a importância da mobilização de pessoal como fator potencializador dos recursos humanos para a Força Terrestre. Além da importância da apresentação dos reservista a fim de consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva."

Quem foi licenciado até 30 de novembro de 2020, por qualquer motivo, está isento da apresentação em 2020. Aos demais, que foram licenciados nas baixas previstas anualmente, devem se apresentar. "Reforçamos que na forma presencial é indispensável o uso de máscara, bem como as demais medidas preventivas contra a Covid-19. Todos os ambientes estarão equipados com álcool em gel e seguirão as determinações das autoridades sanitárias", pontuou a assessoria do batalhão.

Aqueles que optarem por fazer a apresentação pela internet, deverão imprimir e guardar o comprovante de apresentação que será gerado ao término do evento, pois ele é importante quando o mesmo for solicitar os carimbos de comparecimento Certificado de Reservista original.

LOCAIS PARA APRESENTAÇÃO

Em Alagoas, existem pontos de atendimento na capital e no interior. Maceió possui três postos, dois no centro e um na parte alta. O principal fica localizado na Praça Olavo Bilac, nº 33, no Centro, e atende das 7h30min às 15h. O outro ponto funciona no Shopping Popular e o terceiro é a Junta de Serviço Militar do Benedito Bentes. Já no interior do Estado, as apresentações acontecerão nas Juntas de Serviço Militar (JSM) de cada município. Caso a junta esteja fechada, o cidadão poderá ir na da cidade mais próxima da sua residência.

O reservista que deve se apresentar, mas está fora de seu estado de origem, pode fazê-lo pela internet sua apresentação, desde que atenda aos critérios já dispostos acima, ou pode ir em qualquer JSM do país.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas