Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Em cinco anos, doenças relacionadas ao cigarro causam quase 25 mil mortes em AL

Tumores, infartos e AVCs estão entre os campeões de casos; Dia Mundial sem Tabaco tenta conscientizar sobre o problema

Alagoas não tem muito a comemorar no Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta sexta-feira (31). É que mais de cinco mil alagoanos morreram entre os anos de 2013 e 2018 devido a tumores causados pelo uso do cigarro. O dado é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que mostra ainda que 24.907 pessoas morreram devido a doenças ocasionadas pelo fumo.

Das 5.380 vítimas de neoplasias, a maior parte, ou 1.430, veio a óbito com câncer de traqueia, broncos e pulmões. Em segundo lugar aparece fígado e vias biliares, com 900 casos ao longo dos últimos cinco anos, e, em terceiro, estômago, com 692 registros. Na lista figuram também tumores de esôfago, pâncreas e laringe, entre outros.

Leia também

Em 2018, foram 956 mortes por neoplasia devido ao uso do cigarro, um número um pouco menor que o de 2017, quando a Sesau registrou 980. O ano com menor número de ocorrências foi 2014, com 799. Em toda a série histórica, o câncer de pulmão é o campeão de mortes.

Além dos tumores, outros males relacionados ao tabaco preocupam a Secretaria de Saúde, em especial aqueles ligados ao aparelho circulatório, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e outras doenças cerebrovasculares. As do aparelho respiratório também aparecem em grande quantidade.

Segundo a secretaria, a ocorrência de infartos e AVCs teve um crescimento exponencial entre 2017 e 2018. No ano passado, foram 8.079 casos de infarto e 6.132 de acidente vascular cerebral, contra 1.482 e 887 em 2017, respectivamente. Já as doenças respiratórias relacionadas ao cigarro causaram 3.174 mortes.

Em Alagoas, o Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado com duas atividades. A primeira, o seminário "Tabaco e Saúde Pulmonar", realizado na quinta (30) para profissionais que atuam na área de assistência e prevenção a problemas ligados ao tabagismo. Além disso, acontece no Maceió Shopping uma exposição sobre a história do cigarro no Brasil.

"A mostra visa conscientizar as pessoas sobre os riscos do vício do tabaco e discorrer em torno dos danos já comprovados à saúde", diz a coordenadora do Programa Estadual de Combate ao Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira. "O cigarro é responsável por milhares de mortes todos os anos e esse ciclo mórbido deve ser enfrentado".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas