O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) decretou situação de emergência na rodovia BR-101 em Alagoas, nos trechos que compreendem os kms 120 e 124, entre São Miguel dos Campos e o Pilar. A rodovia está bloqueada desde novembro do ano passado por causa de problemas de erosões, que se agravaram com as fortes chuvas de 2022, que acarretaram na abertura de crateras.
O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (26).
Leia também
Em visita a Alagoas, no último dia 13, o ministro dos Transportes, Renan Filho, já havia anunciado que iria decretar situação de emergência para reconstruir trecho da BR-101. A situação de emergência permite, por exemplo, que os serviços sejam executados sem a necessidade de processo licitatório.
A BR-101 também está entre as obras prioritárias do Ministério dos Transportes, conforme o 'Plano de 100 Dias". Segundo o órgão, a previsão é que a BR-101 esteja toda revitalizada até o mês de abril deste ano.
Sobre as situações emergenciais, em que há bloqueio de estradas, foi prometido que haverá um esforço da pasta para dar uma pronta-resposta, que seria a desobstrução e/ou abrir um fluxo alternativo para que não se tenha ponto de travamento, como é o caso das BRs-101 e 316, em Alagoas. Renan Filho ainda citou a liberação da BR-104, em São José da Laje, após um período longo travada.