Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Desemprego no Brasil cai para 9,3% no segundo trimestre, o menor nível desde 2015

Esta é a quarta queda consecutiva na taxa trimestral entre março e maio; 39,3 milhões de brasileiros trabalham na informalidade

A taxa de desemprego no Brasil caiu 9,3% no segundo trimestre, sendo o menor nível desde 2015, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (29). Esta é a quarta queda consecutiva na taxa trimestral, que, entre março e maio, caiu abaixo de 10% pela primeira vez desde janeiro de 2016.

Os números ainda apontam que houve uma queda mais acentuada do desemprego em relação ao segundo trimestre (abril a junho) do ano passado, quando foi de 14,2%. Neste período, o mercado de trabalho era fortemente abalado pela pandemia de Covid-19.

Artigos Relacionados

Atualmente, o Brasil tem a maior economia da América Latina tem 10,1 milhões de desempregados, quase dois milhões a menos que no primeiro trimestre. No entanto, 39,3 milhões de brasileiros trabalham na informalidade, ou seja, 40% da população ativa, um recorde desde que o IBGE começou a fazer esse cálculo, em 2016.

Apesar desses problemas de precariedade, a queda do desemprego é algo positivo para o governo de Bolsonaro, que busca um novo impulso em sua tentativa de reeleição nas eleições de 2 de outubro.