Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Delegados criam sindicato, reprovam militarização e cobram resgate de funções

Fundação e eleição da diretoria do Sindepol deve ser confirmada nesta segunda-feira

Um grupo de delegados da Polícia Civil de Alagoas se uniu e deve oficializar, na manhã desta segunda-feira (15), a fundação do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Alagoas (Sindepol/AL). Até agora, uma chapa se apresentou como concorrente e já conta com apoio da maioria. Deste modo, o presidente deverá ser o delegado José Carlos André dos Santos, da turma mais nova da instituição. O aposentado Flávio Saraiva será o vice. Internamente, o que mais está incomodando a categoria são a militarização da Segurança Pública e o resgate das atribuições, que teriam sido usurpadas.

A assembleia desta segunda está marcada para começar às 9 horas, no auditório do Hotel Ponta Verde, e terá como pautas principais a criação do sindicato, a aprovação do estatuto, além da eleição e posse da diretoria. O delegado José Carlos André, atualmente titular do Distrito Policial do Pilar, na Região Metropolitana, informou que, após a fundação da entidade, uma lista de prioridades começará a ser discutida.

Leia também

"Fundamentalmente, vamos defender o fortalecimento da categoria e da Polícia Civil e a busca por um serviço de melhor qualidade a sociedade no tocante à segurança pública", comentou. Ele disse que seu nome foi defendido por um grupo "seleto" de delegados que comungam com a mesma opinião. Outras chapas ainda podem ser lançadas até durante a assembleia.

O grupo, no entanto, que deve ser eleito, será composto pelos delegados José Carlos, Flávio Saraiva (aposentado), Adriana Gusmão (Delegacia dos Crimes contra a Criança e o Adolescente), Talita Aquino (Delegacia de Homicídios da Capital), Eduardo Mero (Delegacia de Homicídios da Capital), Gustavo Henrique (Delegacia de Repressão ao Narcotráfico), Filipe Caldas (Divisão Especial de Investigação e Capturas), Thiago Prado (Delegacia de Roubos da Capital), Rodrigo Colombelli (Marechal Deodoro), Maria Angelita Sousa (Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos), Cayo Rodrigues (Murici), Arthur César (Arapiraca), Leonardo Assumpção (Central de Flagrantes), entre outros.

José Carlos garantiu que a criação do sindicato surge como uma força a mais para a categoria dos delegados de Polícia em Alagoas. E será como um suporte para a Associação dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas (Adepol), atualmente comandada pelo delegado Mário Jorge Barros, gerente da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).

Imagem ilustrativa da imagem Delegados criam sindicato, reprovam militarização e cobram resgate de funções
| Foto: FOTO: Divulgação

"A sociedade precisa saber que estamos unindo esforços para que Alagoas tenha certeza de que os delegados de polícia estão atentos a todos os fatos e acontecimentos referentes a segurança pública e sua atuação. Agora, a palavra de ordem entre nós é resgatar a Polícia Civil do Estado, preservando nossas atribuições e com transparência perante a sociedade alagoana explicarmos nossas dificuldades com isenção", afirmou a delegada Fabiana Leão, que está engajada na criação da entidade.

AGazetawebapurou, junto à categoria, que "a militarização completa da segurança pública, evidenciada na gestão da pasta em Alagoas, é um dos maiores incômodos dos delegados. Para eles, a Polícia Judiciária está, cada vez mais, deixando de participar das decisões relativas a esta área. Além disso, será preciso resgatar as atribuições dos servidores da instituição que estariam sendo usurpadas sem permissão.

Os delegados dizem que o setor de inteligência para a atividade-fim da Polícia Civil está enfraquecido e foi montado, com estrutura de ponta, na Polícia Militar. O serviço reservado seria uma atribuição exclusiva da Polícia Judiciária e não nas secretarias de Estado, como a SSP, de acordo com o que defendem as autoridades policiais.

Um dos que foram ouvidos pelaGazetawebdisse acreditar que a sociedade está confusa com tantas operações integradas, sendo que a Polícia Civil está cada vez mais sucateada e longe de cumprir o seu papel institucional. Citam como exemplo a utilização permanente de agentes da Polícia Civil (como a Oplit e Asfixia) nestas ações, quando as delegacias estão carentes de policiais para atuarem na investigação.

A categoria ainda critica o fato de militares estarem cumprindo mandados de busca e apreensão e outros, os chamados P2, atuando como investigadores dentro da inteligência da SSP. Dizem que, no estado da Bahia, estas atitudes foram fortemente combatidas pelos delegados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas