Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Crise afeta setor de planos de saúde em todo o país

Em Maceió, unidades públicas de saúde começam a sentir aumento da demanda

Com o aumento da crise financeira e o desemprego atingindo 11,2% no mês de abril, no acumulado do ano, o setor de planos médico-hospitalares registrou uma queda de 788 mil clientes em todo o país, nos primeiros cinco meses de 2016, os dados são da Agência Nacional de Saúde (ANS). Em Alagoas, a situação não é diferente e a demanda já está sendo sentida nos postos de saúde e hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as unidades começaram o ano com um aumento considerável no número de atendimentos, não apenas em decorrência de viroses e doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, mas também pelo número de usuários que ficaram sem planos de saúde neste período.

Leia também

A diretora de Atenção à Saúde da capital, Flavia Melro, esclarece que apenas 8% dos maceioenses possui plano de saúde privado, ficando 92% na dependência apenas do SUS. "Trabalhamos para ampliar o atendimento na atenção básica e melhorar os serviços nas chamadas média e alta complexidades", explica a diretora.

O município de Maceió não possui hospitais públicos, mas trabalha com hospitais contratualizados que realizam a demanda de internações, exames e procedimentos mais complexos. Muitos desses hospitais também recebem pacientes que possuem planos privados, o que torna o atendimento ainda mais congestionado, principalmente nos setores de urgência, emergência e internações.

"As questões relacionadas aos planos de saúde no Brasil passaram por importantes transformações, principalmente neste período de crise. Muitas operadoras entraram em declínio, a exemplo da Unimed Paulistana, uma das mais estruturadas do país, e outras tantas passaram a ter restrições, o que leva o beneficiário a buscar a defesa de seus direitos na Justiça", afirma o advogado especialista em planos de saúde, Bruno Teixeira.

As reclamações contra os planos são as mais diversas. Negativa de cobertura para certos procedimentos, demora para agendar consultas e exames complementares, revisão de valores referentes a planos antigos e alteração da rede credenciada são alguns dos casos mais comuns que vão parar na Justiça.

A ANS informa ainda que existem atualmente 48.623 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares no Brasil. Em maio de 2015, esse número chegou 50.055 milhões. Só no último mês de abril, a queda registrada foi de 30 mil clientes.

"Essas pessoas que ficam sem o plano tendem a migrar para os sistemas públicos, mas a maioria que continua segurada desconhece a totalidade de seus direitos e acaba pagando por serviços particulares ou padecendo nas imensas filas do sistema público de saúde. Por isso é importante buscar informações e garantir aquilo que foi acordado em contrato e, principalmente, está previsto na legislação aplicável", conclui o advogado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas